CLUBE DE COMBATE (1999)

DVD  

CLUBE DE COMBATE (1999)

Com "A Rede Social", agora estreado, David Fincher confirma-se como um dos mais importantes criadores do cinema americano. Vale a pena, por isso, evocar outro dos seus títulos sobre os impasses da juventude, ou seja, a sua adaptação do romance de estreia de Chuck Palahniuk: uma história de "clubes de combate" cuja violência física se transfigura numa parábola sobre um mundo habitado por um perturbante impulso suicida.

Em "Clube de Combate", Brad Pitt e Edward Norton interpretam os estranhos promotores de rituais em que se luta pelo simples absurdo de agredir o adversário, porventura até à morte... Inspirando-se no livro homónimo de Chuck Palahniuk, David Fincher fez um filme contundente sobre os impasses morais e existenciais do final do século XX.

De "Alien 3" a "O Estranho Caso de Benjamin Button", Fincher tem-se distinguido como um autor capaz de integrar as mais sofisticadas técnicas. Em todo o caso, nunca se deixou dominar pelo novo-riquismo dos efeitos especiais — o seu cinema é uma espantosa paisagem sobre o factor humano e, mais do que isso, sobre uma civilização que parece esquecê-lo. Pormenor não secundário: essa civilização é a nossa.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD