CORTINA RASGADA (1966)

DVD  

CORTINA RASGADA (1966)

Dirigindo Paul Newman e Julie Andrews (ambos em período de grande afirmação artística e comercial), Alfred Hitchcock filmou as convulsões da Guerra Fria: em cena está um mundo rasgado pela geopolítica e, afinal, recheado de padrões de comportamento que se repetem em contextos muito diferentes.

São muitos os títulos da vasta filmografia de Alfred Hitchcock (1899-1980) que, directa ou indirectamente, convocam as convenções do thriller. Lembremos os casos exemplares de "Chamada para a Morte" (1954), "O Homem que Sabia Demais" (1956) ou "Intriga Internacional" (1959). "Cortina Rasgada" propõe uma variação subtil sobre a aventura de espionagem.

O contexto é especialmente importante: trata-se de contar a história de um cientista americano (Paul Newman) que, em plena Guerra Fria, faz uma visita à Alemanha de Leste com o objectivo de roubar uma fórmula química ligada à produção de armamento. Colocando em cena um período de grandes clivagens geopolíticas, Hitchcock prosseguia a sua galeria de retratos, desencantados e irónicos, das relações humanas.


por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD