Cannes 2012: distribuição em Portugal

Cannes 2012  

Cannes 2012: distribuição em Portugal

Dezoito dos 22 filmes da competição serão distribuídos por Midas Filmes, Leopardo Filmes, ZON Audiovisuais e Pris Audiovisuais.

Artigo recomendado:
Cannes 2012: distribuição em Portugal

O filme "Amour", do realizador austríaco Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes, tem data de estreia prevista em Portugal a 29 de Novembro, segundo comunicado da Leopardo Filmes, de Paulo Branco, que assegurará a distribuição de outras obras que competiam à Palma de Ouro.

É o caso de "Cosmopolis", que será o primeiro dos filmes exibidos no Festival de Cannes a chegar aos cinemas portuguses no dia 31 de maio.

A distribuidora de Paulo Branco garantiu também os direitos dos filmes de Alain Resnais "Vouz N'avez Encore Rien Vu" e Alain Resnais, "In Another Country" do sul coreano Hong Sang-So, "Holly Motors" de Leos Carax, "De Rouille et D'Os" de Jacques Audiard.

Além destes a Leopardo Filmes estreará "Io e Te" de Bernardo Bertolluci, que foi exibido fora de competição.

Midas distribui três dos seis filmes do palmarés
"Reality" de Matteo Garrone, "Post Tenebras Lux" de Carlos Reygadas e "The Hunt" de Thomas Vinterberg foram três dos seis filmes distinguidos no Palmarés de Cannes que serão estreados em Portugal pela Midas Filmes até ao final do ano.

"Reality" de Matteo Garrone, o realizador de "Gomorra", aborda o impacto do Big Brother uma comunidade napolitana e recebeu o Grande Prémio do Júri, a segunda mais importante distinção do festival.

O mexicano Carlos Reygadas venceu o Prémio Melhor Realizador com "Post Tenebras Lux", a história de uma família que vai viver para o campo.

Mads Mikkelsen foi distinguido pela sua magnífica interpretação de um suposto pedófilo em "The Hunt" de Thomas Vinterberg, o realizador de "A Festa".

A Midas estreará ainda "Like Someone in Love" de Abbas Kiarostami, que foi exibido na seleção oficial em competição pela Palma de Ouro. Além destes filmes distribuirá "7 Dias em Havana", filme coletivo de Benicio del Toro, Pablo Trapero, Elia Suleiman, Julio Medem, Gaspar Nóe, Juan Carlos Tabio e Laurent Cantet, que festeve incluido na secção paralela Un Certain Regard.

ZON Audiovisuais estreia dois filmes do palmarés e quatro falados em inglês
A ZON Audiovisuais distribuirá sete dos 22 filmes da seleção oficial competitiva do Festival de Cannes, incluindo duas obras que constaram do palmarés final: "Beyond the Hills", do romeno Cristian Mungiu, sobre uma comunidade religiosa - recebeu prémios de interpretação feminina - e "The Angel's Share", uma comédia do britânico Ken Loach - foi distiguida com o Prémio do Júri.

A ZON Audiovisuais assegurou ainda a distribuição em Portugal de "Lawless", filme sobre a lei seca realizado pelo australiano John Hillcoat, a comédia "Moonrise Kingdom", de Wes Anderson, "Mud", o novo filme de Jeff Nichols sobre um fugitivo que é ajudado por duas crianças, "On the Road", do brasileiro Walter Salles a partir da novela beat de Jack Kerouac, e "The Paperboy", o policial pulp de Lee Daniels com Nicole Kidman.

A Pris Audiovisuais assegura a distribuição de um filme incluído na seleção oficial, "Killing Them Softly", thriller contemporâneo sobre a máfia, com Brad Pitt no principal papel. A VC Valentim de Carvalho estreará um dos filmes mais surpreendentes do ano, "Beasts of Southern Wild", de Benh Zeitlin, exibido no Un Certain Regard e premiado com a Câmara de Ouro para melhor primeira obra.

Dos vinte e dois filmes exibidos na seleção oficial competiva apenas uatro não têm distribuição asseurada em Portugal: "The Fog", do ucraniano Sergei Loznitsa, "The Tast of Money" do sul coreano Im Sang-so, "After the Battle" do egipcío Yousry Nasrallah.

por
publicado 00:53 - 30 maio '12

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2012