Cannes 2013: distribuição em Portugal
Grand Théâtre Lumière: o palco principal de Cannes.

Cannes 2013  

Cannes 2013: distribuição em Portugal

Quinze dos vinte filmes da competição estrearão em Portugal. Leopardo e Zon distribuem maior quantidade de filmes exibidos na 66ª edição do festival.

Artigo recomendado:
Cannes 2013: distribuição em Portugal
Cannes, dia 8: LA VIE D'ADÈLE, Abdellatif Kechiche
O realismo segundo Kechiche O nosso bem conhecido realizador de "O Segredo de um Cuscuz", regressa com um filme admirável sobre o amor de duas mulheres: "La Vie ...

O filme "La Vie d'Adèle - Chapitres 1 et 2", de Abdellatif Kechiche, consagrado com a Palma de Ouro e prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Intercacional de Críticos, estreará em Portugal no dia 21 de Novembro de 2013 com distribuição da Leopardo Filmes.

A companhia de Paulo Branco assegurou os direitos de distribuição para Portugal de oito filmes exibidos nas diversas secções do 66º Festival de Cannes, incluindo "Un Château en Italie", de Valeria Bruni Tedeschi, "Michael Kohlhaas", de Arnaud des Pallières, e "Grisgris", do chadiano Mahamat-Saleh Haroun, três filmes exibidos na seleção oficial competitiva.

O catálogo da Leopardo fica completo com mais quatro obras, destacando-se duas que obtiveram prémios relevantes na secção pararela do festival: "L'image Manquante", o documentário do franco-cambodjano Rithy Pahn (prémio Un Certain Regard) e "L'inconnu du Lac", de Alain Guiraudie (prémio de melhor realizador do Un Certain Regard e vencedor da Palma Queer).

Dos filmes exibidos no Un certain Regard, a Leopardo distribuirá "Les Salauds", de Claire Denis e "Sarah Préfère la Course", de Chloé Robichaud.

Zon Audiovisuais assegura maior distribuição
A Zon Audiovisuais garantirá a estreia de 12 filmes exibidos na seleção oficial do festival, incluindo oito obras incluídas na competição principal de 20 títulos. Destacam-se desde logo dois filmes que constam do palmarés final: "Inside Lewyn Davis", de Joel e Ethan Coen (Grande prémio do júri) e "Like Father Like Son", do japonês Hirokazu Kore Eda (prémio de realização).

Os restantes seis filmes da competição são "Jeune & Jolie", de François Ozon, "
Jimmy Pi", de Arnaud Desplechain, "Only God Forgives", de Nicolas Widing Refn, "La Grande Bellezza" de Paolo Sorretino, "The Immigrant" de James Gray, e "Behind the Candelabra", de Steven Soderbergh.

A Zon também estreará duas obras do Un Certain Regard - "The Bling Ring", de Sofia Coppola (filme de abertura) e "As I Lay Dying" de James Franco  - e duas produções francesas faladas em inglês que foram exibidas fora de competição - "Blood Ties" de Lauren Cantet e "Zulu" de Jérôme Salle (filme de encerramento).
 
A oferta da Alambique, Midas, Vendetta e PrisA Alambique Filmes estreará cinco obras exibidas no festival, destacando-se "Le Passé" de Asghar Farhadi (prémio de melhor atriz para Bérénice Bejo).

A companhia independente foi a que mais diversificou as suas compras assegurando os direitos de filmes exibidos em todas as seções paralelas do festival: "Un Voyageur" de Marcel Ophuls (Quinzena dos Realizadores), "Lunchbox", a primeira obra do inidiano Ritesh Batra (prémio do público na Semana da Crítica), "Omar", do palestiano Hany Abu-Assad e "Le Grand Central" de Rebecca Zlotowski (ambos no Un Certain Regard).

A Midas Filmes estreará "The Touch of Sin" do chinês Jia Zhang-ke (prémio de melhor argumento da competição), "The Congress" do israelita Ari Folman e "Ilo Ilo" de Anthony Chen, distinguido com a Caméra d’Or para melhor primeira obra do festival.

A Vendetta Filmes estreou-se em Cannes negociando com sucesso os direitos de distribuição de "Fruitvalle", de Ryan Coogler (melhor ator no Un Certain Regard e prémio do júri em Sundance) e de "Blue Ruin" de Jeremy Saulnier.

Finlamente a Pris Audiovisuais assegura apenas a distribuição de um título da competição. Trata-se da comédia teatral "Vénus à la Fourrure" de Roman Polanski.

  • Cannes 2013: distribuição em Portugal
    Cannes
    "La Vie d`Adèle" triunfa em Cannes
    O júri da 66ª edição do Festival de Cannes distinguiu com a Palma de Ouro o filme "La Vie d'Adèle", de Abdellatif Kechiche.
  • Cannes 2013: distribuição em Portugal
    Cannes 2013
    O bravo palmarés de Steven Spielberg
    O júri do Festival de Cannes consagrou um filme sem tabus sexuais. E Spielberg aproveitou para revelar a sua posição sobre o casamento ...
por
publicado 01:29 - 05 junho '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2013