Memórias de 1973: Martin Scorsese nos tempos de

3 Abr 2018 23:45

Foi em 1969 que, no âmbito do Festival de Cannes, surgiu a Quinzena dos Realizadores. Organizada pela Société des Réalisateurs de Films – SRF (associação dos realizadores franceses), a secção foi, afinal, uma das consequências directas das atribulações da edição do certame no ano anterior — depois do festival que não chegou ao fim, marcado pelas muitas lutas de Maio 68, os realizadores passaram a ter, assim, um espaço específico para dar a ver as suas singularidades.

Este ano, para assinalar a sua edição nº 50, a Quinzena terá um convidado muito especial: Martin Scorsese. O cineasta de "Taxi Driver", "O Touro Enraivecido" e "Silêncio" será homenageado na sessão de abertura, no dia 9 de Maio (o festival arranca na véspera), sendo-lhe entregue Le Carrosse d’Or, o prémio honorário da SRF, atribuído pela primeira vez em 2002 — Werner Herzog foi a personalidade distinguida em 2017.
Recordando a sua primeira passagem por Cannes, em 1973, com "Mean Streets", Scorsese apresentará uma cópia restaurada deste filme, uma das suas primeiras sagas sobre as ruas de Nova Iorque, com Robert De Niro e Harvey Keitel. No âmbito da Quinzena, dará ainda uma Masterclass. Recorde-se que, em 1976, Scorsese esteve presente na competição oficial do certame, com "Taxi Driver", tendo ganho a Palma de Ouro.
  • cinemaxeditor
  • 3 Abr 2018 23:45

+ conteúdos