A polivalente Noémie Levovsky em "Camille Redouble": atriz, realizadora, argumentista.
Cinema Europeu • Oscars 2013
Césares: comédia "Camille" supera drama "Amor"
"Camille Redouble", filme inédito em portugal, lidera nomeações da Academia francesa de cinema. Zon Lusomundo assegurará a distribuição.
Artigo recomendado:
Prémios cinema francês
"O Artista" enfrenta concorrência nos Césares
O filme de Michel Hazanavicius é o terceiro filme mais nomeado nos prémios da Academia francesa de cinema.
A comédia "Camille Redouble", de Noémie Lvovsky, lidera as nomeações para os Césares 2013, sendo candidato a 13 prémios da Academia francesa de cinema. Apesar se ser o filme europeu mais premiado do ano, o drama "Amor", de Michael Haneke, não conseguiu ser o mais nomeado.
Note-se que já no passado sucedeu situação semelhante: "O Artista" estava nomeado para diversos Óscares e tinha sido premiado por múltiplas associações de cinema, mas o filme mais nomeado nos Césars foi "Polissia" (ver artigo recomendado). Outra semelhança: "Polissia" é um drama escrito, interpretado e realizado por uma atriz, tal como sucede com "Camille Redouble". Ou seja, em anos consecutivos, os profissionais do cinema francês reconhecem a polivalência de duas jovens atrizes.
"Camile Redouble" é um filme com uma história auto-reflexiva, abordando a vivência de uma atriz com cerca de 40 anos que regressa a 1980 para ajustar contas com o seu passado. O filme está nomeado para melhor filme, e Noémie Lvovski recebeu nomeações pelo seu trabalho de argumento, interpretação e realização. O filme também está nomeado nas categorias de atriz e ator secundário, guarda-roupa e banda sonora original.
"Amor", de Michael Haneke - vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, melhor filme europeu do ano e candidato a cinco Óscares - é o segundo filme mais nomeado, em 10 categorias, incluindo melhor filme, realizador, argumento original, fotografia, e montagem.
Os três atores de "Amor" também foram considerados nas categorias de interpretação - Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva estão nomeados para melhor atores principais e Isabelle Huppert surge entre as candidatas ao prémio de melhor atriz secundária.
Além de "Amor", há mais dois filmes já estreados em Portugal - "Holy Motors", de Leos Carax e "Adeus Minha Raínha" de Benoit Jacqot - que também surgem nomeados em categorias principais.
Para o César de melhor filme estão indicados "Amor", "Adeus, Minha Rainha", "Ferrugem e Osso", de Jacques Audiard, "Camille Redouble", "Dans la Maison", de François Ozon, "Holy Motors", de Léos Carax, e "O Nome da Discórdia", de Alexandre de La Patellire e Matthieu Delaporte.
As nomeações na categoria de realização coincidem em grande parte com a de melhor filme do ano. Benoit Jacqot, Miachel Haneke, Noémie Lvovsky, Jacques Audiard, Leos Carax e François Ozon e Stephane Brize competem pelo prémio.
A 38ª cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 22 de fevereiro em Paris. Veja aqui a lista integral dos nomeados.
por Tiago Alves
publicado 12:51 - 25 janeiro '13