Christopher Nolan divulga novo trailer de Tenet
"Tenet" é mesmo um filme concebido e programado para as salas escuras

Hollywood  

Christopher Nolan divulga novo trailer de "Tenet"

"Tenet", de Christopher Nolan", tem novo trailer. Resta saber se a data de estreia inicialmente prevista — 17 de julho — se vai ou não manter.

Artigo recomendado:
Christopher Nolan divulga novo trailer de Tenet
Box Office
Christopher Nolan e o abandono do filme de 35mm A rápida passagem para o cinema digital poderá não ser apenas um mar de rosas. Alguns académicos e cineastas estão a levantar questões ...

Sinal dos tempos: o segundo trailer do novo filme de Christopher Nolan teve a sua estreia num site de videojogos (Fortnite).

Duplo sinal dos tempos: nesta conjuntura de pandemia, com a indústria e o comércio do cinema profundamente afectados, as informações mais significativas do trailer de "Tenet" talvez estejam no final, quando a maior parte de nós já não está a olhar. Ou seja: um cartão a apresentá-lo como um filme para: as salas de cinema e sessões especiais; em 70 mm e 35 mm; e em IMAX filme.

São, aliás, informações que já estavam contidas no primeiro trailer, divulgado em dezembro de 2019. Nessa altura, um outro cartão incitava mesmo os espectadores a ver o trailer "nas salas de cinema, para sentirem o máximo impacto".

Dito de outro modo: Nolan, militante defensor da experiência cinematográfica nas salas, não abdica de apontar o seu filme para o mercado tradicional. Ainda que, convém acrescentar, neste momento não haja confirmação oficial da data de estreia inicialmente anunciada de 17 de julho [ponto da situação em artigo de "The Hollywood Reporter"].

Triplo sinal dos tempos: "Tenet" apresenta-se como uma aventura capaz de desafiar as medidas tradicionais do próprio tempo, num jogo de elementos reversíveis que o trailer sugere, obviamente sem desvendar. Vêm, assim, à memória os labirintos que Nolan tem vindo a explorar desde o emblemático "Memento" (2000) — além de que, como tem sido sublinhado desde o anúncio do projecto, o título "Tenet" se lê do mesmo modo em qualquer sentido.

John David Washington, protagonista de "BlackKklansman: o Infiltrado" (2018), de Spike Lee, volta a liderar um elenco de luxo em que encontramos também, por exemplo, Robert Pattison, Elizabeth Debicki, Aaron Taylor-Johnson, Kenneth Branagh e, claro, Michael Caine, figura fetiche da filmografia de Nolan.

por
publicado 12:17 - 22 maio '20

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americano