Cinema à maneira da televisão...
Emily Blunt no papel da jovem Rainha Vitória:
um cinema invadido pelas convenções das séries televisivas

Mais CinemaCinema Europeu  

Cinema à maneira da televisão...

Evocando os primeiros anos do reinado de Vitória, este é um filme que se vai esgotando nas regras de muitos produtos televisivos. Sem surpresa, a confirmar algumas contradições do mercado...

É bem certo que temos o mercado afogado pela avalancha "Harry Potter" — pelo que todas as alternativas são bem vindas.

Ainda assim, dá que pensar o facto bizarro de alguns produtos como "A Jovem Vitória", de Jean-Marc Vallée, chegarem às salas enquanto outros continuam inéditos ou são lançados de forma desconexa nos circuitos de DVD (sabia, por exemplo, que o notável "O Acompanhante", de Paul Schrader, com Woody Harrelson, Kristin Scott Thomas e Lauren Bacall, saíu directamente em DVD?).

Repare-se: não se trata de "castigar" um filme como "A Jovem Vitória" por, por assim dizer, estar no lugar de outros com mais méritos... Trata-se, isso sim, de sublinhar as contradições não resolvidas do mercado: "A Jovem Vitória", com Emily Blunt na personagem da rainha de Inglaterra, é apenas uma crónica convencional, muito televisiva, sobre as convulsões da monarquia britânica no século XIX; ao mesmo tempo, muitos outros produtos (europeus, americanos, de todas as origens...) continuam a não estrear ou a ser impiedosamente "triturados" no DVD.

A questão de fundo (certamente a justificar outras reflexões) é esta: o mercado quase só promove os filmes que visam as audiências infantil e juvenil, menosprezando a rentabilidade que poderia obter junto dos espectadores adultos. Não é um problema cinéfilo. É, antes de tudo o mais, uma limitação comercial.




A JOVEM VITÓRIA - THE YOUNG VICTORIA

De Jean-Marc Vallée
com Emily Blunt, Rupert Friend, Paul Bettany
Drama, Romance
100m
M/12
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, GRÃ-BRETANHA
2009

                    
Ouça a crítica de João Lopes




por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCinema Europeu