Cinéma du Réel evoca o 25 de Abril
"Gestos & Fragmentos" (1982): um dos títulos programados para o Centro Pompidou

Festival  

"Cinéma du Réel" evoca o 25 de Abril

O 25 de Abril é tema de um ciclo a decorrer em Paris, no âmbito do festival de cinema documental "Cinéma du Réel" — cerca de duas dezenas de obras darão conta das memórias portuguesas de há 40 anos.

A história do 25 de Abril está presente em Paris, no Centro Pompidou, num ciclo de filmes a decorrer até ao dia 30 de Março.

Programado por Federico Rossin, com o apoio da Cinemateca Portuguesa, o ciclo intitula-se "Uma tentativa de amor" e propõe-se dar conta de um cinema que, há 40 anos, esteve lá, a "registar, inventar e narrar um real inesperado".

Os títulos programados vão desde o documentário à ficção, passando pela produção televisiva. Entre as cerca de duas dezenas de obras, o público parisiense poderá ver ou rever o colectivo "As Armas e o Povo" (1975), "Adeus Até ao Meu Regresso" (1974), de António-Pedro Vasconcelos, "Que Farei Eu com Esta Espada" (1975), de João César Monteiro, "Torre Bela" (1977), de Thomas Harlan, e "Gestos & Fragmentos" (1982), de Alberto Seixas Santos.

Esta iniciativa está integrada na 36ª edição do festival Cinéma du Réel. Trata-se de um dos mais prestigiados certames internacionais dedicados ao cinema documental — este ano, para além das secções competitivas, em curtas e longas metragens, Jean Rouch e John Berger são alguns dos criadores em destaque.

por
publicado 00:12 - 22 março '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de FestivalCinema PortuguêsDocumentário