Cinema em tom televisivo
Gijs Naber e Léa Seydoux: o esforço dos actores não basta...

CANNES 2021  

Cinema em tom televisivo

A veterana húngara Ildikó Enyedi está de novo em Cannes, competindo para a Palma de Ouro: com Gijs Naber e Léa Seydoux no par central, o seu "The Story of My Wife" fica-se por um academismo pouco estimulante.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Cinema em tom televisivo
The Story of My Wife Um capitão de mar aposta com um amigo que casará com a primeira mulher que entrar no café onde estão a beber, altura em que passa pela porta a enigmática Lizzie...

A cineasta húngara Ildikó Enyedi tem o seu nome inscrito numa galeria plena de simbolismo na história do Festival de Cannes: a sua primeira longa-metragem, "O Meu Século XX", valeu-lhe a Câmara de Ouro de 1989. Em qualquer caso, a distinção mais importante da sua carreira terá acontecido em 2017, com a atribuição do Urso de Ouro de Berlim a "Corpo e Alma", um belo melodrama onírico (que estreou nas salas portuguesas).

Agora, Enyedi está na competição de Cannes com um título francamente menor: "The Story of My Wife" adapta o romance homónimo do húngaro Milán Füst (publicado em 1942), centrado na relação de um comandante naval com a sua mulher, "escolhida" na sequência de uma aposta com um amigo — quando estão num café, o amigo diz-lhe que ele deve casar-se com a primeira mulher que entrar na sala... Não há muito a dizer sobre os resultados práticos. Com meios de fabricação de algum requinte — trata-se de uma produção que envolve quatro países (Hungria, Alemanha, França, Itália), sendo falada em... inglês —, o filme arrasta-se através de um tom de esforçada "exposição" em que a sofisticação dos cenários não consegue ocultar a banalidade das soluções narrativas.

Interpretando o par central, o holandês Gisj Naber e a francesa Léa Seydoux bem se esforçam para emprestar alguma vibração emocional às situações (por vezes com um overacting algo penoso), mas todo o projecto está contaminado por um insuperável academismo — dir-se-ia os fragmentos de uma rotineira série televisiva de luxo... 

por
publicado 12:29 - 16 julho '21

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2021