Cinema português: os reis das curtas em Berlim

Cinema PortuguêsFestival  

Cinema português: os reis das curtas em Berlim

O cinema português procura a quarta vitória em sete anos na competição de curtas-metragens do festival alemão.

Artigo recomendado:
Cinema português: os reis das curtas em Berlim
Festival
Festival de Cinema de Berlim começa hoje com o assédio e a descriminação na agenda A sessão de abertura fica a cargo de "Isle of Dogs", o mais recente filme de Wes Anderson.

Três curtas-metragens portuguesas vão estar presentes na competição pelo Urso de Ouro na 68ª edição da Berlinale: "Madness", de João Viana, "Onde o verão vai (episódios da juventude)", de David Pinheiro Vicente, e "Russa", de João Salaviza e Ricardo Alves Jr..

Recorde-se que, nos últimos seis anos, o Urso de Ouro de melhor curta-metragem foi atribuído três vezes ao cinema português, a Leonor Teles, João Salaviza e Diogo Costa Amarante.

"A terceira geração de realizadores do cinema português contemporâneo percebeu que a ficção dá uma grande liberdade narrativa na forma como se relaciona com a atualidade", afirma Maike Mia Hohne, curadora da competição de curta-metragens.

O júri desta competição integra o realizador Diogo Costa Amarante, enquanto a diretora do Doclisboa, Cíntia Gil, vai fazer parte do júri de documentário.

Nas longas, a representaçãp do cinema português cabe a "Our madness", de João Viana, "A Árvore", de André Gil Mata, e "Mariphasa", de Sandro Aguilar, todos na secção Fórum.

O filme de André Gil Matas está ainda nomeado para o prémio GWFF, destinado a primeiras obras, no valor de 50.000 euros e transversal a todas as categorias.

No mercado de coproduções, será também apresentada a série policial "Sul", de Edgar Medina e Guilherme Mendonça, com realização de Ivo M. Ferreira.

Por fim, no programa paralelo Berlinale Talents, marca presença o realizador André Santos. No Project Labs, o cineasta apresentará o projeto do documentário "Na Floresta" (título provisório), coassinado com Marco Leão.

A 68ª edição do Festival de Cinema de Berlim decorre entre 15 e 25 de fevereiro.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsFestival