Cinemateca Portuguesa passa a liderar projeto europeu de educação cinematográfica

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Cinemateca Portuguesa passa a liderar projeto europeu de educação cinematográfica

O projeto de promoção da descoberta do cinema europeu junto dos jovens dos 6 aos 18 anos recebeu financiamento do programa MEDIA.

O maior dos projetos apoiados pelo programa Europa Criativa MEDIA, na linha de financiamento a Educação Fílmica vai ser liderado pela Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, durante os próximos dois anos.

Pela quinta vez consecutiva, o programa foi um dos projetos selecionado para o apoio do Programa Creative Europe / MEDIA da União Europeia, no âmbito do apoio à educação cinematográfica, recebendo a bolsa mais importante concedida nesta área até 2022.

O objetivo é promover a descoberta do cinema europeu junto dos jovens entre os 6 e os 18 anos. Foi iniciado em 2015 e coordenado até hoje pelo Institut Français, entidade que passa o testemunho à Cinemateca Portuguesa, responsável pela nova candidatura. Nesta fase, integra ainda como parceiros portugueses a Associação Os Filhos de Lumière (parceira da iniciativa desde a primeira edição) e a empresa MOG Technologies SA, enquanto parceiro tecnológico.

O projeto vai ser desenvolvido em estreita colaboração entre escolas e professores e os dez membros do consórcio de oito países europeus (Espanha, Itália, Bulgária, França, República Checa, Croácia, Alemanha e Portugal), alguns deles parceiros da Cinemateca na FIAF (Federação Internacional dos Arquivos de Filmes), tais como a Cinémathèque Française e o Deutsches Filminstitut & Filmmuseum.

Ao longo dos últimos cinco anos, foram organizadas através deste programa projeções de cinema com a presença de 62 521 alunos, bem como 233 ações de formação para professores. Foi desenhada e produzida uma plataforma digital multilingue que permite a organização de projeções gratuitas para estabelecimentos de ensino, e constituída uma coleção de filmes europeus de diversas nacionalidades com 16 longas-metragens e três programas de curtas-metragens.

O Projeto terá um orçamento global a ronda o milhão de euros, com 70% do financiamento a cargo do Europa Criativa MEDIA, sendo o restante coberto pelo conjunto dos parceiros.

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