Cinemateca exibe candidatos ao prémio Lux
Retrato de família: um casal lida com a doença grave da filha no filme belga "The Broken Circle Breakdown".

Cinema Europeu  

Cinemateca exibe candidatos ao prémio Lux

O programa permite estrear em Portugal dois dos três filmes candidatos ao prémio atribuído pelo Parlamento Europeu, cujo vencedor será anunciado em dezembro.

Artigo recomendado:
Cinemateca exibe candidatos ao prémio Lux
Cinema Europeu
Filme belga lidera nomeações europeias Obra realizada por Felix van Groningen surge nomeado em cinco categorias. A curta-metragem portuguesa "As Ondas" é o único filme português ...

Os filmes "The Selfish Giant", "The Broken Circle Breakdown", e "Miele", finalistas do Prémio Lux de cinema do Parlamento Europeu 2013, vão ser exibidos na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, a 21 e 22 de novembro.

Durante esta exibição os filmes "The Selfish Giant", de Clio Barnard e "The Broken Circle Breakdown", de Felix van Groeningen, serão exibidos pela primeira vez em Portugal. "Miele"("Mel"), de Valeria Golino, estreou em Portugal no programa do Lisbon & Estoril Film Festival.

"The Broken Circle Breakdown", de Felix van Groeningen, recebeu cinco nomeações para os Prémios Europeus de Cinema, nomeadamente para Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento, Melhor Ator e Melhor Atriz (ver artigo recomendado).

"The Broken Circle Breakdown" conta a história de um amor improvável entre Elise e Didier, que têm de lidar com a doença grave da filha, enquanto
"Miele", de Valeria Golino, fala de uma mulher que ajuda doentes terminais a morrer e sobre a sua relação com o seu novo "cliente", um homem perfeitamente saudável.

"The Selfish Giant", de Clio Barnard, é uma fábula contemporânea sobre dois amigos, um dos quais se torna ganancioso e explorador, levando a um acontecimento trágico.

Lançado pelo Parlamento Europeu em 2007, o LUX Prize é um prémio anual dedicado ao cinema e que como objetivos principais promover o debate público na Europa e apoiar a circulação de coproduções europeias na União Europeia.

"Reconhecendo que a distribuição é o "calcanhar de Aquiles" do cinema europeu, pois é dificultada por barreiras linguísticas, o LUX Prize procura ultrapassá-las", sublinha o Gabinete do Parlamento Europeu (PE) em Portugal.

Através do evento "LUX Film Days", com a exibição dos finalistas, o Gabinete do PE em Portugal e a Cinemateca Portuguesa pretendem "promover o cinema europeu e estimular o debate sobre os valores europeus e assuntos sociais".

Na Cinemateca Portuguesa, a 21 de novembro será exibido, às 21:30, "The Selfish Giant", de Clio Barnard (estreia em Portugal), a 22 de novembro, às 19:00, "The Broken Circle Breakdown", de Felix Van Groeningen (estreia em Portugal), e às 21:30, "Miele", de Valeria Golino.

O filme vencedor da edição de 2013 será conhecido em dezembro em Estrasburgo.

O prémio consiste na legendagem do filme vencedor nas 24 línguas oficiais da UE e na adaptação para invisuais e surdos-mudos.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu