"Carosello" de Jorge Quintela: uma estreia na televisão portuguesa
Curta-metragem
Cinemax estreia "Carosello" e recebe Miguel Gonçalves Mendes
O realizador de "José & Pilar" mostra a curta-metragem "Segunda-Feira" e Jorge Quintela apresenta o seu filme de bolso premiado em Vila do Conde. Quarta-feira, 00h20, na RTP2.
Artigo recomendado:
Cinema Português
Miguel Gonçalves Mendes procura sentido da vida
Realizador iniciou uma viagem de 56.000 quilómetros, com paragem no Egipto, Índia, Nepal, Camboja, Vietname, China, Japão, Estados Unidos, ...
Miguel Gonçalves Mendes iniciou este ano uma viagem de 89 meses que o levará a diversos países onde recolehrá imagens e depoimentos para a sua próxima longa-metragem dedicada ao "Sentido da Vida" (ver artigo recomendado).
O realizador desenvolveu este documentário ficcional durante os últimos dois anos.
Antes desta viagem, já foram feitas filmagens em vários países, com algumas das personalidades que participam no projeto: o escritor Valter Hugo Mãe, o músico islandês Hilmar Orn Hilmarsson, a figurinista japonesa Emi Wada e o juíz espanhol Baltazar Garzón.
Em setembro contará com a participação do astronauta dinamarquês Andreas Morgensen, de partida para a Estação Espacial Internacional.
Antes de partir o realizador do documentário "José & Pilar" foi convidado do Cinemax Curtas e na entrevista abordou o desenvolvimento do seu novo projeto.
Miguel Gonçalves Mendes apresentará ainda a curta-metragem "Segunda-feira" um filme de ficção, rodado em 2008. Esta curta-metragem está inserida no projecto "Diagnóstico" do qual fazem parte quatro curtas de quatro realizadores, que foram filmados e editados em 24 horas a partir de uma mesma premissa: doença.
Na mesma sessão estrearemos na televisão portuguesa "Carosello" de Jorge Quintela. A curta-metragem do realizador portuense recebeu o grande prémio do Festival Internacional de Curtas de Vila do Conde 2013 - só dois filmes portugueses ganharam o grande prémio em 22 edições do festival. Depois disso recebeu os prémios de melhor curta-metragem e do público no Festival Luso Brasileiro.
A ideia desta curta - designado como filme de bolso devido à agilidade dos meios de produção envolvidos - surgiu num plano do carrossel filmado na Piazza della Repubblica, em Florença. A partir daí foi escrita uma narrativa sobre a memória de vida de um reformado italiano.
Nesta sessão #11, no âmbito da habitual colaboração com o festival mobile Super 9, será exibido o filme "Instalife", um documentário-filme experimental baseado em fotos reais dos realizadores alemães Benjamin Rost e Alex Schuster.
por Tiago Alves
publicado 11:56 - 14 janeiro '15