22 Mar 2016 18:44

Il Corto. A seleção de curtas-metragens da 9ª Festa do Cinema Italiano integra a programação do Cinemax Curtas, na RTP2, com 4 filmes distintos que vão ser exibidos em 4 sessões nos meses de março e abril, na RTP2, quarta-feira, depois das 00h30.

Trata-se de um programa que incluiu 4 das melhores curtas-metragens italianas produzidas e realizadas entre 2014 e 2015.

"A Ciambra" recebeu o prémio de filme revelação na semana da Crítica do Festival de Cannes; "Sonderkommando" foi a melhor curta-metragem de 2015 para o Sindicato Nacional dos Jornalistas Cinematográficos Italianos (SNGCI); "E.T.E.R.N.I.T" foi premiado no Festival de Veneza e candidato a melhor curta-metragem nos prémios da Academia Europeia de Cinema; "Belissima" foi premiada pela Academia Italiana de Cinema como melhor curta-metragem em 2015.

BELLISSIMA, de Alessandro Capitani
Sessão 23 março

Verónica (interpretada pela estreante em cinema Giusi Lody) é uma rapariga de 20 anos, presa num corpo desproporcionalmente grande. Durante uma noite de discoteca, um rapaz decide gozar com ela. Desesperada, esconde-se na casa de banho, pensando que ali ninguém a pode ver. Mas o destino tem guardado uma surpresa agradável para ela…

"Belissima" recebeu o David di Donatello 2016 da Academia de Cinema Italiano na categoria de curta-metragem, e foi premiado em 6 festivais de curtas-metragens.

SK – SONDERKOMMANDO, de Nicola Ragone
Sessão 30 março

Um comboio, uma viagem, uma meta desconhecida. Olhares que se cruzam na multidão apertada do comboio. Um deles é escolhido. Campo de extermínio Nazi, Sonderkommando.

O argumento de "Sonderkommando" é da autoria de Silvia Scola, filha do cineasta italiano Ettore Scola, recentemente falecido e que a Festa vai homenagear este ano em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.

"Sonderkommando" recebeu o Nastro D’Argento 2015 na categoria de melhor curta-metragem, um prémio atribuído pela Associação de Jornalistas Cinematográficos Italianos.

A CIAMBRA, de Jonas Carpignano
Sessão 6 abril

"A Ciambra" acompanha-nos através de uma noite na vida de Pio, um jovem rapaz cigano que vive no sul da Itália. Esta é a quarta curta-metragem de Jonas Carpignano, realizador que vive entre Roma e Nova Iorque.

"A Ciambra" recebeu o prémio revelação na Semana da Crítica no Festival de Cannes 2015.

Jonas Carpignano partiu desta curta-metragem para desenvolver "Mediterreânea", a sua primeira longa-metragem, sobre a emigração de África para Itália, um filme já exibido nos cinemas portugueses.



E.T.E.R.N.I.T., de Giovanni Aloi
Sessão 13 abril

Itália, 2015. Ali, um imigrante tunisino, trabalha na remoção de amianto e recebe um visto que permite à mulher e à filha de juntarem-se a ele. Para receber a família tem de tomar uma decisão radical.

"E.T.E.R.N.I.T." foi um dos filmes finalistas na categoria de curta-metragem nos prémios da Academia Europeia do Cinema, tendo vencido o prémio nessa catgoeria no Festival de Cinema de Veneza, em 2015.

  • cinemaxeditor
  • 22 Mar 2016 18:44

+ conteúdos