Curta-metragemCinema Português  

Cinemax exibe "Gambozinos"

A mais recente curta-metragem de João Nicolau pode ser vista na RTP2 uma semana antes da estreia em cinema de "John From", a nova longa-metragem do realizador. Esta quarta-feira, 00h30.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Cinemax exibe Gambozinos
John From Rita tem tudo. Tem 15 anos e o Verão à sua frente. Molha o chão da varanda e chapinha enquanto apanha valentes banhos de sol. Tem um ex-futuro namorado e o presente infalível da sua melhor amiga. Faz tranças e tem festas onde mostrá-las. Muito naturalmente, de Portugal ao Pacífico Sul, esta fortaleza desaba com doçura quando a adolescente vê a exposição que um novo vizinho apresenta no centro ...
Artigo recomendado:
Cinemax exibe Gambozinos
Curta-metragem
A Festa do Cinema Italiano no Cinemax Nas próximas sessões, o Cinemax exibe e estreia na televisão portuguesa quatro filmes da programação da 9ª Festa do Cinema Italiano.

João Nicolau mantém-se nos territórios da infância e da adolescência. "John From", a sua mais recente longa-metragem, que chega aos cinemas nacionais nesta primavera, observa as paixões juvenis, sendo protagonizado por uma rapariga de 15 anos. Fiquemos por aqui e recuemos ao filme anterior.

Na curta-metragem "Gambozinos" (2013), João Nicolau filmou um rapaz de dez anos durante a sua estadia numa colónia de férias.

O jovem ator Tomás Franco interpreta um rapaz que é ignorado pela menina dos seus olhos e incomodado por rufias adolescentes que vandalizam a sua camarata. Felizmente, na floresta, os gambozinos teimam em não aparecer.

O filme foi selecionado para 56 festivas de curtas-metragens, tendo sido consagrado, em 2013, com o prémio de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores em Cannes, o grande prémio para curta-metragem no Festival International Cinéma Méditerranéen Montpellier, o prémio dos Cineclubes no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, e uma menção honorosa no Curtas Vila do Conde.

"Gambozinos" também recebeu os prémios nas categoria de melhor música oiginal no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, e de melhor imagem no Janela Internacional de Cinema do Recife.

João Nicolau nasceu em Lisboa. Trabalha como realizador, montador, actor e músico. Realizou o documentário "Calado Não Dá" (1999), as curtas-metragens "Rapace" (2006), "Canção de Amor e Saúde" (2009), "O Dom das Lágrimas" (2012) e as longas-metragens "A Espada e A Rosa" (2010) e "John From" (2014).

O CINEMAX exibe "Gambozinos" complementando assim a estreia em sala de cinema (31 março) de "John From", o mais recente filme de João Nicolau.

por
publicado 14:00 - 23 março '16

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragemCinema Português