Curta-metragem  

Cinemax exibe "Lápis Azul"

A curta-metragem de Rafael Antunes pode ser vista na próxima sessão, quarta-feira, 26 abril, 00h30, RTP2, assinalando novo aniversário da revolução.

O projeto "Lápiz Azul" foi desenvolvido por Rafael Antunes no âmbito da Tese de Mestrado em Estudos Cinematográficos, realizado na Universidade Lusófona.

O filme de ficção é baseado em factos reais e a narrativa é aprofundada num documentário com personalidades que foram visadas pela censura, incluindo depoimentos de Mário Soares, Francisco Pinto Balsemão, Marcelo Rebelo de Sousa, Pacheco Pereira, Maria Barroso, Maria Teresa Horta, entre outros.

O filme conta a história
coronel viúvo e reformado do exército que trabalha na Comissão de Exame Prévio em Lisboa. Ele descobre que a mulher na sua ausência lia livros proibidos e desta forma vai perceber que a pessoa com quem viveu era totalmente diferente.

Apesar de os poemas o terem influenciado, o coronel vai manter-se fiel às suas convicções, mesmo depois das mudanças ocorridas durante a revolução de abril de 1974.

A curta-metragem com argumento e realizaçao de Rafael Antunes pretende refletir sobre os processos e os métodos desenvolvidos pela censura política e conta com desempenhos de António Rama, Anabela Teixeira, Manuel Cavaco e Francisco Areosa. Rogério Samora integra o elenco desempenhando Mário Bento, diretor da Comissão de Exame Prévio, a única figura verídica da ficção.


por
publicado 00:38 - 25 abril '17

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragem