Curta-metragem  

Cinemax exibe "Meninos do Rio"

Curta-metragem de Javier Macipe Costa retrata os saltos da Ponte D. Luis I, no Porto. Curta exibida em mais 50 festivais de cinema estreia agora na telvisão portuguesa. Quarta-feira para quinta-feira, 00h30, RTP2.

As crianças e os jovens que todos os dias se atiram ao Douro na Ribeira do Porto são conhecidos como os 'meninos do rio'. Eles inspiraram uma curta-metragem com o mesmo nome que foi premiada internacionalmente.

É uma tradição secular foi retratada por Manoel de Oliveira no filme "Aniki-Bobó", em 1942. Agora foi a vez de Javier Macipe Costa, que se mudou para o Porto para rodar esta curta-metragem com produção luso-espanhola

Os miúdos da Ribeira pedem um euro aos grupos de turistas, para mergulharem, de cabeça, no Rio Douro, lançando-se do tabuleiro inferior da Ponte D. Luís I. O que impressiona a generalidade dos estrangeiros é a altura do salto – são cerca de 17 metros a pique deste o tabuleiro até à água.

Javier Macipe Costa, o realizador da curta-metragem, deixou-se conquistar por esta cena quando passeava no Porto como turista.

Esta é a segunda curta-metragem de ficção do jovem espanhol conta a história de um miúdo apaixonado por uma menina da Ribeira, amiga dos destemidos que saltam da ponte, mas que não ganha coragem para fazer o mesmo. É uma mistura entre ficção e documentário sobre esta tradição partindo de uma história de amor entre dois adolescentes.

A curta-metragem "Meninos do Rio" esteve entre os filmes candidatos ao Goya de melhor curta-metragem do ano, os prémios atribuído pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Espanha. O filme ganhou diversos prémios em mais de 50 festivais de cinema em Espanha, Brasil, França, Itália, Estados Unidos e Portugal, nomeadamente o prémio de melhor curta-metragem no Douro Film Harvest.

Foi considerada El Corto del Año num festival espanhol de curtas-metragens com mais de 600 filmes a concurso, produzidos por cineastas de Espanha e da América Latina.

A curta-metragem "Meninos do Rio" é uma co-produção das companhias Teatro del Temple (Espanha) e Riot Films Portugal), com o apoio do Governo Regional de Saragoça, Delegação do Turismo de Portugal em Espanha, Câmara Municipal do Porto, Associação de Turismo do Porto, Douro Azul, Porto Film Commission e Associação de Bares da Zona Histórica da Ribeira.

por
publicado 14:22 - 09 maio '16

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragem