7 Abr 2015 16:39

No ano passado o realizador João Nunes foi consagrado no Motelx com um filme sobre um caçador que se transforma na presa, numa metamorfose negra que encontra no surrealismo a consequência mais perversa que alguém poderia imaginar.

João Nunes nasceu em 1990 e formou-se em cinema em Lisboa, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e na Escola Superior de Teatro e Cinema. Fundou uma produtora destinada à produção de filmes publicitários, videoclipes e curtas metragens.
Depois disso especializou-se em realização para cinema na National Film and Television School em Londres.

A sua primeira curta metragem, "Pela Boca Morre o Peixe", venceu o grande prémio do Motelx 2014, o festival internacional de cinema de terror de cinema de Lisboa, sendo-lhe atribuido o Méliér d’Argent, um prémio internacional de cinema fantástico.

A sua segunda curta metragem, "Do Céu Já Não Caem Lágrimas", feita no âmbito do 48h Film Project em Castelo Branco, destacou-se com os prémios de Melhor Filme, realizador, Fotografia, Música Original e Argumento e representou Portugal no Filmapalooza 2015 em Los Angeles.

João Nunes está a rodar o seu terceiro filme, "Ninho" que deve ficar concluido em maio de 2015.

"Para Encurtar Uma Longa História" e "Bella di Notte"
Marco Espírito Santo gosta de contar histórias locais e pessoais. O seu divertiddisomo "Para Encurtar Uma Longa História" foi imaginado e filmado durante a viagem de lua de mel com a mulher na Austrália e em Hong Kong. Marco filmou uma série de planos e depois criou uma narrativa e deu-lhes unidade. O filme funciona como um puzzle onde todas as imagens ganham um segundo sentido.

Marco cresceu em Portugal e depois esteve em Nova Iorque e Londres onde frequentou a London Film School. Também integrou a produção de "Buena Onda", ajudando diversos realizadores talentosos sul americanos, incluindo Pablo Trapero, Sérgio Machado e Fernando Meirelles.
Na área publicitária dirigiu campanhas para clientes como MTV, British Airways, Greenpeace e Penguin

Atualmente está em Lisboa e desenvolve trabalho comercial com a Take it Easy.

A sessão ficará completa com a exibião de "Bella di Notte" do italiano Paolo Zucca, narrada pelo ator Stefano Accorsi. É uma animação sobre um antropólogo e viajante que investiga a figura misteriosa de Accabadòra.

Paolo Zucca formou-se em realização no NUCT Cinecittà e a sua tese de final de curso, "Red Banana", foi uma das finalistas do prémio de jovem realizador no Festival de Cannes. Escreveu e realizou várias curtas-metragens, documentários e publicidade, recebendo muitos prémios em todo o mundo.

Bella di Notte" é um dos quatro filmes do programa Il Corto que o Cinemax desenvolve em parceria com a 8ª Festa do Cinema Italiano que decorre em abril e maio.

  • cinemaxeditor
  • 7 Abr 2015 16:39

+ conteúdos