Claire Denis aproveita o momento com Stars at Noon

Cannes 2022  

Claire Denis aproveita o momento com "Stars at Noon"

A cineasta francesa Claire Denis diz que a morte do escritor Denis Johnson a incitou a trazer o seu romance "Stars at Noon" para o grande ecrã.

Denis, que regressa à competição de Cannes (após "Chocolat" em 1988), discutira o projecto com o autor americano e estava a filmar o seu drama espacial "High Life" quando Johnson morreu, em maio de 2017.

"Quando li 'Stars at Noon' fiquei tão emocionada, tão terrivelmente emocionada que lhe escrevi e acabámos por nos conhecer", disse a cineasta de 76 anos à Reuters, em Cannes, antes da estreia mundial do filme.

"Infelizmente, ele morreu enquanto eu estava a filmar 'High Life'. Nesse momento pensei: "Não posso esperar muito, porque a vida é tão imprevisível. Tem de ser o meu próximo projecto, porque da próxima vez, talvez seja eu a morrer. Por isso, vamos!"

A pandemia de COVID-19 atrasou a produção e aniquilou os planos de Denis para voltar a trabalhar com a sua estrela de "High Life", Robert Pattinson. Em alternativa, escolheu o actor britânico Joe Alwyn como protagonista diante de Margaret Qualley e o filme foi rodado no Panamá em dezembro de 2021.

"A pandemia chegou, a filmagem de "O Batman" levou quase dois anos e o Robert estava muito cansado. Ele disse 'Não consigo'. Depois tive sorte, tanta sorte, que o Joe estava interessado", disse Denis.

"Foi uma daquelas situações que nunca tinha tido antes, quando alguém telefona uma semana antes e diz 'Queres juntar-te a nós na próxima semana?" Só que desta vez foi com a Claire no Panamá," recorda Alwyn. "Por mais agitado que seja, é meio impossível dizer 'não'".

Passado na Nicarágua moderna, o filme coloca Qualley na pele da jornalista americana Trish que cai vítima dos jogos de poder locais e fica presa no país. Um encontro casual com um misterioso homem de negócios inglês (Alwyn) leva a um caso de uma noite que se transforma num amor apaixonado. Como a segurança do inglês está comprometida, tentam fugir do país juntos.

"Stars at Noon" estreou quarta-feira em competição no 75º Festival de Cinema de Cannes que decorre até domingo.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2022