Cliff Robertson morre em Nova Iorque, aos 88

Obituário  

Cliff Robertson morre em Nova Iorque, aos 88

Cliff Robertson, vencedor do Oscar de melhor actor em 1968, pelo seu personagem "Charly", morreu este sábado em Nova Iorque. Do público mais jovem, ele era conhecido por ter interpretado o tio de "Peter Parker" em "Homem- Aranha".

Ele foi o rosto de JFK, em "O Herói do 109", foi um homem com perturbações mentais, em "Os Dois Mundos de Charly", papel que lhe valeu um Oscar, e foi "Ben Parker", o simpático tio de "Peter Parker" em "O Homem-Aranha". Mas Cliff foi também o actor que ousou fazer frente ao patrão da Columbia Pictures, David Begelman, nos anos 70, num processo que ficou conhecido por "Hollywoodgate".

Cliff acusou David Begelman de ter falsificado um cheque de 10 mil dólares em nome do actor. O chefe da Columbia acabou por ser preso por se ter apoderado ilegalmente de 60 mil dólares, mas Cliff Robertson, por ter afrontado um dos poderosos de Hollywood, foi afastado durante vários anos da indústria cinematográfica.

Cliff era um apaixonado por aviões e tinha vários modelos na sua colecção particular, entre os quais um que fora usado na Segunda Guerra Mundial.

Foi o próprio John Kennedy que escolheu Cliff para o interpretar como tenente da Marinha dos Estados Unidos, no filme "JFK - O Herói do 109", em 1963.

Cliff Robertson construiu uma carreira séria no cinema, e era um actor talentoso, mas nunca ascendeu ao palco principal na fama.

Morreu este sábado, de causas naturais, segundo anunciou a sua secretária, com 88 anos, que tinha completado um dia antes.

por
publicado 16:05 - 11 setembro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Obituário