Box Office • Mais Cinema • Mais Cinema • Mais Cinema • Cinema Norte-americano
Clint Eastwood:
elogio da velhice
Qual é a "nova" vedeta que lidera o mercado americano? É um ilustre desconhecido, tem apenas 78 anos e chama-se... Clint Eastwood.
Reencontrámos Clint Eastwood, como realizador, com "A Troca", prodigioso filme sobre um drama de Los Angeles, nos anos 1920/30, com essa notável actriz que dá pelo nome de Angelina Jolie. Entretanto, aguardamos com expectativa "Gran Torino", com ele a acumular as funções de realizador e actor principal.
Mais do que nunca, vale a pena sublinhar que este simpático senhor de 78 anos (nasceu a 31 de Maio de 1930) vive uma velhice que nos leva a admirá-lo muito para além dos clichés paternalistas ou pitorescos com que tantas vezes se insultam os mais idosos. Nada disso: além de um criador em plena actividade, Eastwood é dos que mais (e melhor) sabe demonstrar que Hollywood é uma máquina viva de cinema, revendo e reavaliando constantemente o seu próprio património clássico.
Mais ainda: Eastwood comete a proeza de continuar a ser um espantoso fenómeno de bilheteira. Assim, "Gran Torino" arrancou em grande nas salas americanas, superando lançamentos aparentemente mais "comerciais" como a comédia "Bride Wars" e o filme de terror "The Unborn" — é, esta semana, o nº 1 do mercado.
Repare-se: Eastwood mereceria toda a nossa admiração mesmo que os seus filmes fossem sucessivos desastres nas salas. O certo é que ele consegue acumular duas vertentes: continua a ser um metódico retratista da vida interior da América — apetece dizer: da alma americana — e mantém uma posição forte no mercado.
Cheers, Mr. Eastwood.
E aguardamos a estreia portuguesa de "Gran Torino", marcada para 12 de Março.