Coprodução portuguesa Pacifiction recebe Prémio Louis-Delluc 2022

Cinema Europeu  

Coprodução portuguesa "Pacifiction" recebe Prémio Louis-Delluc 2022

O filme de Albert Serra venceu o prestigiado prémio francês em conjunto com "Saint-Omer", de Alice Diop.

"Saint-Omer", de Alice Diop, e "Pacifiction"; de Albert Serra, são os vencedores do Prémio Louis-Delluc 2022, disse Sophie Avon, secretária-geral do prémio fraês, à AFP.

"Estes dois filmes foram, desde o início, os preferidos do júri. Na altura da votação, era impossível decidir entre eles. São dois filmes maravilhosos em géneros muito diferentes", disse Avon.

Dirigido por Alice Diop, "Saint-Omer", premiado no Festival de Veneza, foi escolhido para representar a França nos Óscares de 2023, na categoria de longa-metragem internacional. Grande Prémio do Júri e Prémio para melhor primeira obra em Veneza, "Saint-Omer" é baseado numa história verídica de um julgamento por infanticídio.

O filme conta a história de Laurence Coly, interpretadao por Guslagie Malanda, uma imigrante senegalesa acusada de matar o seu bebé de 15 meses, abandonando-o numa praia no norte de França durante a maré cheia. Centrando-se no julgamento, "Saint-Omer" é directamente inspirado numa notícia de 2013 e no julgamento subsequente.

Realizado por Albert Serra e protagonizado por Benoît Magimel, "Pacifiction - Tourment sur les îles", coprodução entre diversos países incluindo Portugal, esteve em competição no último Festival de Cinema de Cannes. O filme evoca a situação na ilha polinésia do Tahiti no meio de rumores sobre testes nucleares.

Em 2021, o Prix Louis-Delluc fora atribuído a "Onoda" de Arthur Harari, um fresco humanista sobre a loucura de um soldado japonês que se recusou render no final da Segunda Guerra Mundial.

O prémio Louis-Delluc, um dos mais prestigiados prémios do cinema francês, foi fundado em 1937 em homenagem a Louis Delluc, o primeiro jornalista francês especializado em cinema e fundador de cineclubes, que morreu aos 33 anos.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu