Coronavirus obriga a cancelar as estreias do ano novo lunar na China

Cinema AsiáticoBox Office  

Coronavirus obriga a cancelar as estreias do ano novo lunar na China

A medida é um severo golpe para a indústria cinematográfica chinesa que contava arrecadar perto de mil milhões de dólares na época mais movimentada do ano.

As estreias de cinema previstas para o período de Ano Novo na China foram canceladas em resposta ao surto de pneumonia viral que está a afetar o país. Os primeiros filmes tinham lançamento marcado para sexta-feira.

Os feriados do ano novo chinês, com uma semana de duração, geram receitas de bilheteira que, de acordo com o The Hollywood Reporter, podem chegar aos mil milhões de dólares e representam o período de maior movimento nas salas do segundo maior mercado mundial de cinema.

Sete filmes viram a estreia adiada: as comédias de ação "Detective Chinatown 3" e "Vanguard", a comédia "Lost in Russia", o drama "Leap", o filme de ação "The Rescue" e as longas-metragens de animação "Boonie Bears: The Wild Life" e “Jiang Ziya: Legend of Deification”.

Curiosamente, as produções norte-americanas não serão afetadas devido ao período de bloqueio a lançamentos estrangeiros imposto pelo governo chinês a fim de proteger a indústria cinematográfica local.

A suspensão das estreias foi tomada de forma voluntária pelos distribuidores chineses e segue-se a um pedido das autoridades sanitárias para que se evitem ajuntamentos de forma a impedir a progressão do vírus.

Até ao momento, de acordo com fontes oficiais chinesas, o Coronavírus - que se transmite facilmente entre humanos - terá infetado 600 pessoas e provocado 17 mortes, só na China. Organismos independentes referem que o número de doentes poderá ser superior a quatro mil.

Casos foram registados também no Japão, Coreia do Sul e o primeiro doente foi identificado terça-feira nos EUA.

Wuhan, cidade de 11 milhões de habitantes onde surgiu o paciente zero, foi totalmente isolada, não sem que antes milhares tenham conseguido abandonar a área.

Outras cidades vizinhas estão a aplicar medidas idênticas.

Tradicionalmente, o Ano Novo Lunar é a única altura do ano em que centenas de milhões de cidadãos chineses deslocados nas grandes cidades têm oportunidade de visitar as famílias.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema AsiáticoBox Office