Cresceu o investimento europeu no cinema
"Kingsman: Serviços Secretos" — um sucesso de raiz europeia

Cinema europeu  

Cresceu o investimento europeu no cinema

Em termos estatísticos, o investimento europeu em cinema e televisão tem estado a crescer — são dados confirmados agora por um relatório proveniente do Observatório Audiovisual Europeu.

Segundo dados revelados pelo site CineEuropa, tem-se verificado um crescimento regular dos investimentos europeus em cinema e televisão. Assim, entre 2010 e 2014, esse crescimento foi de 13,4%, em grande parte devido a novos modelos de incentivo fiscal.

Os valores constam de um relatório assinado por Julio Talavera Milla, no âmbito das actividades do Observatório Audiovisual Europeu — os respectivos conteúdos foram oficialmente divulgados na recente edição do Festival de Locarno (3-13 Agosto).

Este crescimento acontece em paralelo com o o aumento das receitas globais do mercado cinematográfico. No ano de 2015, tais receitas ascenderam a 7,3 mil milhões de euros, 16% mais do que no ano anterior.

Em parte motivado pelo sucesso de "Star Wars: O Despertar da Força", este aumento ficou também a dever-se ao impacto de alguns títulos cuja produção é de raiz europeia — entre eles figuram "007 Spectre", 24º título oficial de James Bond, e "Kingsman: Serviços Secretos", inspirado numa BD de origem britânica.

por
publicado 19:20 - 15 agosto '16

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Europeu