Emmanuelle Riva e Michael Haneke na cerimónia de encerramento do 65º Festival de Cannes. Ambos foram premiados pelos críticos de Londres.
Mais Cinema • Oscars 2013
Críticos de Londres escolhem "Amor"
Drama do austríaco Michael haneke ganhou prémio de melhor filme do ano e melhor atriz. Críticos ingleses preferem "Ferrugem e Osso" de Jacques Audiard a "Tabu" de Miguel Gomes.
Artigo recomendado:
Cinema Europeu
"Amor" ganha prémios europeus
Academia de Cinema Europeu premia o filme de Michael Haneke. "Amor" estreia-se esta semana em Portugal. O CINEMAX vai editar no magazine ...
O filme do austríaco Michel Haneke, atualmente em exibição em Portugal, venceu o prémio de melhor filme do ano, para o qual estavam também indicados "Argo", de Ben Aflleck, "Bestas do Sul Selvagem", de Benh Zeitlin, "A Vida de Pi", de Ang Lee, e "O Mentor", de Paul Thomas Anderson.
"Amor" valeu ainda a Emmanuelle Riva a distinção de melhor atriz. Nas categorias de representação foram ainda distinguidos Joaquin Phoenix e Phillip Seymour Hoffman, com os prémios de melhor ator e melhor ator secundário pelos papéis que interpretam em "O Mentor", e Anne Hathaway com o prémio de melhor atriz secundária por "Os Miseráveis".
O prémio de melhor realizador foi entregue a Ang Lee, por "A Vida de Pi".
O filme "De rouille et d'os - Ferrugem e Osso", do francês Jacques Audiard, venceu o prémio de melhor filme estrangeiro da Associação de Críticos de Londres, para o qual estava também nomeada a longa-metragem "Tabu", do português Miguel Gomes, foi hoje anunciado.
"De Rouille et d'os" foi o escolhido na categoria em língua não inglesa, para a qual estavam também nomeados, além de "Tabu", "Amor", de Michel Haneke, "Holy Motors", de Leo Carax, e "Era Uma Vez na Anatolia", de Nuri Bilge Ceylan.
"Tabu", estreado este ano nas salas portuguesas, tem sido amplamente elogiado em festivais e pela crítica estrangeira desde que recebeu, em fevereiro passado, dois prémios no festival de cinema de Berlim.
Este mês estreou em mais de 40 salas em França, país que se junta a uma dezena de outros que já acolheu o filme.
A terceira longa-metragem de Miguel Gomes, "Tabu", foi eleita um dos dez melhores filmes de 2012 pelas revistas especializadas Cahiers du Cinema (França) e Sight & Sound (Reino Unido) e também pela norte-americana New Yorker.
Foi finalista do Prémio LUX de Cinema Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, premiado no Festival de Las Palmas, em Espanha, Avvantua, na Croácia,
e de Ghent, na Bélgica.
Por causa de "Tabu", Miguel Gomes esteve em novembro no festival de cinema de Turim, em Itália, que lhe dedicou uma retrospetiva integral da obra.
-
Cannes 2012Michael Haneke ganha Palma de Ouro "Amour" foi premiado pelo júri presidido por Nanni Moretti e coloca Michael Haneke na galeria dos cineastas consagrados com duas Palmas de ...
-
Cinema Português"Tabu" soma menções e estreia-se em França A mais recente obra de Miguel Gomes está em exibição nos cinemas franceses e recebe novas distinções de duas revistas especializadas.
-
Cinema Português"Tabu" visto por cem mil em França A longa-metragem de Miguel Gomes é sucesso de bilheteira em França.
por Cinemax com Lusa
publicado 11:07 - 21 janeiro '13