Cinema PortuguêsFestivalCurta-metragem  

Curta de animação "Elo" no Festival de Toronto

O filme da realizadora Alexandra Ramires integra a secção Short Cuts no festival canadiano que começa a 10 de setembro.

“Elo”, curta-metragem de animação da realizadora Alexandra Ramires foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Toronto, que se realizará entre 10 e 19 de setembro, no Canadá. O filme integra a secção oficial competitiva Short Cuts.

A coprodução luso-francesa é animada a partir de desenhos em grafite e pó de grafite e explora o encontro de duas personagens que procuram adaptar-se na tentativa de se encaixarem em padrões instituídos.

Alexandra Ramires reconhece: “é uma sensação muito boa voltar ao TIFF depois de, em 2017, estar lá com o meu filme anterior. Trata-se de um festival pelo qual nutro um grande carinho, não só pela qualidade da programação, pela atenção internacional que granjeia como também pelo seu dedicado público. E naturalmente, por terem programado todos os filmes que realizei”.

Este é o primeiro filme a solo de Alexandra Ramires depois de ter co-realizado “Água Mole” com Laura Gonçalves, animação que teve estreia mundial na Quinzena dos Realizadores em Cannes, foi exibida em competição no TIFF e obteve, até à data, 19 prémios e mais de centena e meia de seleções para festivais internacionais e mostras por todo o mundo.

Alexandra Ramires é licenciada em Pintura nas Belas Artes em Lisboa. Teve o primeiro contacto com cinema de animação na produtora Sardinha em Lata e trabalhou nos estúdios de animação do Porto da produtora Bando à Parte, no desenvolvimento de trabalho técnico e artístico para filmes de outros autores. Atualmente, desenvolve o seu trabalho individual e coletivo na Cooperativa BAP, da qual é membro fundador.

Na 45.ª edição, o Festival de Cinema de Toronto adapta-se aos constrangimentos provocados pela pandemia e apresenta um programa reduzido com sessões presenciais, uma plataforma online acessível para o território canadiano, conferências de imprensa e palestras.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema PortuguêsFestivalCurta-metragem