Curtas portuguesas na corrida aos Prémios Europeus de Cinema

Curta-metragemCinema Português  

Curtas portuguesas na corrida aos Prémios Europeus de Cinema

Duas produções portuguesas fazem parte da lista de cinco nomeados na categoria de Melhor Curta-metragem.

"Cães Que Ladram aos Pássaros", de Leonor Teles, e "Les Extraordinaires Mésaventures de La Jeune Fille de Pierre", de Gabriel Abrantes, integram a lista dos cinco filmes nomeados para os Prémios Europeus de Cinema, da Academia Europeia de Cinema, na categoria de curta-metragem.
Os restantes nomeados deste ano são Rekonstrukce (Reconstruction), de Jiří Havlíček e Ondřej Novák (República Checa), Cadoul de Crăciun (The Christmas Gift), de Bogdan Mureşanu (Roménia/Espanha), e Suc de Síndria (Watermelon Juice), de Irene Moray (Espanha).

Os cinco nomeados para o prémio de Melhor Curta-metragem Europeia são selecionados a partir de uma lista de 19 candidatos indicados pelos júris internacionais de 19 festivais de cinema europeus. Com base nesta primeira seleção, os referidos festivais apuram a lista final dos cinco candidatos ao prémio.

A curta de Gabriel Abrantes foi indicada para este prémio pelo festival português Curtas Vila do Conde e o Festival Internacional de Cinema de Veneza selecionou o filme de Leonor Teles.

Os nomeados serão submetidos a votação pelos mais de 3.600 membros da academia. O vencedor, será anunciado na cerimónia a ter lugar a 7 de dezembro, em Berlim.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragemCinema Português