Curtas regressam a Vila do Conde

Festival  

Curtas regressam a Vila do Conde

Vila de Conde acolhe a 21ª edição do seu festival de curtas-metragens: competição nacional e internacional, filmes para crianças e trabalhos de escolas de cinema são as suas secções tradicionais; este ano há uma exposição sobre a utilização da película na era digital.

O Curtas Vila do Conde começa a sua 21ª edição (6/14 Julho) com a apresentação de "No Nevoeiro", longa-metragem do russo Sergei Loznitsa. O paradoxo tem a ver com um princípio enunciado no próprio título da secção em que o filme se insere: "Da curta à longa". Que é como quem diz: o festival volta a apostar em dar conta da trajectória de autores que, ainda no espaço da curta, ajudou a divulgar. Basil da Cunha, com "Até Ver a Luz", será outra das presenças nessa área de programação.

O projecto Estaleiro  — conjunto de filmes desenvolvido pelo próprio certame — terá especial visibilidade, com a apresentação dos derradeiros quatro exemplos da sua produção: "A Mãe e o Mar", de Gonçalo Tocha, "De Onde os Pássaros Vêem a Cidade", de André Tentúgal, "Fernando que Ganhou...", de Helvécio Marins Jr. e Felipe Bragança, e "Mahjong", de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

Como sempre, para além das secções competitivas e do panorama (em ambos os casos com as vertentes nacional e internacional), o Curtas Vila do Conde propõe algumas derivações musicais (com vários serões festivos) e espaços de exposição. Nesta área de programação, haverá um programa intitulado "Film" que visa, em particular, reflectir sobre a integração da película como matéria de expressão na era digital; Bill Morrison é o cineasta americano em foco neste domínio.

"Curtinhas", visando o público infantil, e "Take One!", com filmes de escolas de cinema, são também secções já tradicionais no alinhamento de Vila do Conde. Ao todo, serão nove dias de programação intensa nas duas salas do Teatro Municipal de Vila do Conde; a exposição "Film" pode ser visitada (desde 29 de Junho) na Solar, Galeria de Arte Cinemática.

por
publicado 01:26 - 06 julho '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival