Da Rússia, com verdade
O esqueleto de uma baleia na margem do mar de Barents: o gigante marinho que simboliza o Leviatã.

Cannes 2014: LEVIATHAN, Andrey ZVYAGINGTSEV  

Da Rússia, com verdade

O quarto filme do russo Andrei Zvyagintsev é um thriller e uma comédia negra sobre a russia contemporânea.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Da Rússia, com verdade
Leviathan Kolya vive em uma pequena cidade no Mar de Barents, ao norte da Rússia. Ele possui uma garagem ao lado da casa onde vive com sua jovem esposa e filho Lylia Romka teve de um casamento anterior. Vadim Sergeyich, o prefeito da cidade, quer para adquirir a terra Kolya, sua casa e garagem. Ele projeta. Ele primeiro tenta comprá-lo, mas Kolya não pode suportar a idéia de perder tudo o que ele possui ...
Média Cinemax:
4.167

Leviatã: criatura mitológica, de grandes proporções, muito frequente no imaginário dos navegantes europeus. No Antigo Testamento, a imagem do Leviatã é retratada pela primeira vez no Livro de Jó, capítulo 41. Foi considerado pela Igreja Católica, durante a Idade Média, como o demónio representante do quinto pecado, a inveja.

Assim vai a Rússia, apetece dizer após vermos o novo filme de Andrei Zvyangintsev, uma das propostas mais sólidas desta competição do Festival de Cannes.

A história que é contada em "Leviathan" remete para uma disputa sobre a propriedade de um terreno localizado junto a um estuário que desagua no mar de Barents. A ação acontece numa aldeia no interior remoto da Rússa e o conflito é protagonizado por um autarca, que pretende aprovar um projeto imobiliário num local com ótima vista, e o proprietário, que recusa vender a sua casa.

Como sucedia em "Elena", o seu filme anterior, premiado na secção Un Certain Regard em Cannes, há dois anos,
Andrei Zvyagintsev aprofunda subtilmente as relações pessoais adensando a complexidade das opções de carácter moral, revelando uma sociedade profundamente corrupta.

"Leviathan" oscila entre o thriller e a comédia negra social, aludindo a um momento político muito concreto, focando a atenção no regime de Vladimir Putin, através dos dirigentes políticos locais e das autoridades policiais, sem perder de vista a igreja ortodoxa russa, que sustenta uma certa forma de estar em família e na sociedade.

Onze depois de uma estreia auspiciosa em Veneza, quando "O Regresso" foi consagrado com o Leão de Ouro, Zviagintsev está entre os favoritos para ganhar a Palma de Ouro.

por
publicado 18:01 - 23 maio '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cannes 2014