David Fincher prepara filme sobre Herman J. Mankiewicz
Orson Welles e Herman J. Mankiewicz — memórias de "Citizen Kane"

Cinema norte-americano  

David Fincher prepara filme sobre Herman J. Mankiewicz

Argumentista do clássico "O Mundo a Seus Pés" (1941), de Orson Welles, Herman J. Mankiewicz será a personagem central do novo projecto de David Fincher: "Mank" tem o início da rodagem agendado para o mês de Novembro.

Crítica recomendada:
David Fincher prepara filme sobre Herman J. Mankiewicz
Estreia
Desejos e medos segundo David Fincher David Fincher regressa em grande: o seu novo filme, "Em Parte Incerta", inspirado num romance de Gillian Flynn, é uma espantosa viagem ...

O próximo filme de David Fincher terá o título "Mank".

Mank, entenda-se, de Mankiewicz — Herman J. Mankiewicz.

Herman J. Mankiewicz (1897–1953) tem o seu nome inscrito a letras de ouro na história do cinema como argumentista de "Citizen Kane/O Mundo a Seus Pés" (1941), de Orson Welles — o seu trabalho valeu-lhe mesmo aquele que seria o único Oscar atribuído ao filme (prémio partilhado com o próprio Welles). Irmão mais velho do realizador, também argumentista, Joseph L. Mankiewicz (1909-1993), Herman é um dos grandes narradores do cinema clássico de Hollywood.

Um ano depois de "Citizen Kane", "O Ídolo do Público", de Sam Wood, valeu-lhe mais uma nomeação (partilhada com Jo Swerling), mas não ganhou. O seu labor como argumentista está ligado a títulos tão diversos como "O Feiticeiro de Oz" (Victor Fleming, 1939), "Camarada X" (King Vidor, 1940), ou "O Íntimo Segredo duma Mulher" (Nicholas Ray, 1949) — este é o genérico final de "Citizen Kane", com o nome de Mankiewicz a surgir a 01m 49s.


Para Fincher, esta será a primeira longa-metragem depois de "Em Parte Incerta" (2014). O argumento de "Mank" é assinado pelo seu pai, Howard Fincher (1930-2003), escritor e ensaísta que chegou a ser chefe da redacção de São Francisco da revista "Life". O argumento ficou concluído em 1993, chegando a ser apontado como o projecto para Fincher dirigir logo após a conclusão de "O Jogo" (1997).

Na altura, Fincher não conseguiu fazer valer a sua opção de rodar "Hank" a preto e branco, envolvendo-se na preparação de "Clube de Combate" (1999). Agora, com produção Netflix, o filme irá mesmo ter imagens a preto e branco, estando o início da rodagem agendado para o próximo mês de Novembro; do elenco sabe-se apenas que Gary Oldman interpretará Herman J. Mankiewicz.

por
publicado 19:04 - 12 agosto '19

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americano