Oscar 2011: melhor realizador
David Fincher vs. Tom Hooper: estilos diferentes
Dois realizadores procuram a ribalta com filmes que contam histórias de bastidores.
David Fincher venceu quase todos os prémios entregues até aos Oscares, incluindo um globo de ouro, cerimónia onde "A Rede Social" foi o filme mais premiado. Mas perdeu uma importante corrida, no reconhecimento por parte do Sindicato dos Realizadores (Director's Gild of America) que foi para Tom Hooper, o britânico que realiza "O Discurso do Rei'.
"A Rede Social" surge como o filme que marca o ano, e que poderá ficar como emblema de um tempo, ao contar a história de bastidores da criação da rede social Facebook. David Fincher tem nas mãos uma obra chave para compreender os impulsos e as necessidades de uma geração.
Fincher construiu uma obra sólida, interessada em contar os contornos, sem distrair o público com movimentos de câmara mais arrojados que gosta e sabe utilizar, mas criando uma referência no discurso. Talvez tenha realizado o filme mais palavroso de que há memória, sem que isso o prejudique.
A nomeação de Tom Hooper surge incluída numa selecção de 12 categorias que tornam "O Discurso do Rei" um vencedor à partida. A produção britânica que normalmente tem marcado presença na cerimónia, nem sempre consegue causar tanto impacto. Quanto a Tom Hooper tem um currículo ainda por fazer, com apenas um filme de projecção internacional e muito trabalho na televisão.
Tudo indica que a nomeação pode ser apenas um incentivo, uma espécie de prémio sem estatueta. O realizador fez um filme que gera simpatias a partir do pormenor quase esquecido da gaguez de um rei que se viu forçado a falar à nação. Mas o filme não abriu novas portas, não criou novas linguagens, nem reinventou um género, e o realizador ainda tem muita carreira pela frente.
A favor, Tom Hooper tem o prémio de realização atribuído pelos colegas do sindicato e que muitas vezes consegue igualar as escolhas dos membros da academia.
Melhor Realizador
Darren Aronofsky - "Cisne Negro"David O' Russel - "Último Round"
Tom Hooper - "O Discurso do rei"
David Fincher - "A Rede Social"
Joel e Ethan Coen - "Imperdoável - True Grit"
Aposta Cinemax: David Fincher
Outsider: Joel e Ethan Coen têm tudo para vencer novamente o Oscar de realização ao reinventarem "Velha Raposa" com o filme "Indomável", o único senão, é terem conquistado uma estatueta há dois anos. Será compreensível que a academia queira alargar a galeria, em vez de repetir vencedores.
-
Oscars 2011A caminho dos Oscars A lista completa de filmes nomeados e as respectivas categorias
-
Mais CinemaBAFTA: "Discurso do Rei" recebe 7 prémios Indústria britânica consagra amplamente o drama de Tom Hooper.
-
Oscar 2011: melhor actorJeff Bridges vs. Colin Firth: o reencontro Os dois actores reeditam um duelo onde Colin Firth leva vantagem.
-
Oscares 2011: melhor actrizNatalie Portman vs. Annette Bening: confronto de gerações Experiência ou veterania? Duas actrizes de gerações distintas à procura do grande reconhecimento.
-
Oscar 2011: melhor filme"A Rede Social" vs. "O Discurso do Rei": o dilema A Academia vai premiar o filme mais reconhecido pela crítica ou o mais nomeado e premiado pelas Associações Profissionais?
-
Oscar 2011: actores secundáriosGrandes protagonistas na sombra Christian Bale e Hailee Steinfeld estreiam-se nos oscars e têm possibilidades de ganhar à primeira.