David Fincher vs. Tom Hooper: estilos diferentes

Oscar 2011: melhor realizador  

David Fincher vs. Tom Hooper: estilos diferentes

Dois realizadores procuram a ribalta com filmes que contam histórias de bastidores.

Artigo recomendado:
David Fincher vs. Tom Hooper: estilos diferentes
Oscars
O triunfo do rei gago Uma produção britânica lidera as nomeações para os Oscars da Academia.

David Fincher venceu quase todos os prémios entregues até aos Oscares, incluindo um globo de ouro, cerimónia onde "A Rede Social" foi o filme mais premiado. Mas perdeu uma importante corrida, no reconhecimento por parte do Sindicato dos Realizadores (Director's Gild of America) que foi para Tom Hooper, o britânico que realiza "O Discurso do Rei'.

"A Rede Social" surge como o filme que marca o ano, e que poderá ficar como emblema de um tempo, ao contar a história de bastidores da criação da rede social Facebook. David Fincher tem nas mãos uma obra chave para compreender os impulsos e as necessidades de uma geração.

 

Fincher construiu uma obra sólida, interessada em contar os contornos, sem distrair o público com movimentos de câmara mais arrojados que gosta e sabe utilizar, mas criando uma referência no discurso. Talvez tenha realizado o filme mais palavroso de que há memória, sem que isso o prejudique.

A nomeação de Tom Hooper surge incluída numa selecção de 12 categorias que tornam "O Discurso do Rei" um vencedor à partida. A produção britânica que normalmente tem marcado presença na cerimónia, nem sempre consegue causar tanto impacto. Quanto a Tom Hooper tem um currículo ainda por fazer, com apenas um filme de projecção internacional e muito trabalho na televisão.

Tudo indica que a nomeação pode ser apenas um incentivo, uma espécie de prémio sem estatueta. O realizador fez um filme que gera simpatias a partir do pormenor quase esquecido da gaguez de um rei que se viu forçado a falar à nação. Mas o filme não abriu novas portas, não criou novas linguagens, nem reinventou um género, e o realizador ainda tem muita carreira pela frente.

A favor, Tom Hooper tem o prémio de realização atribuído pelos colegas do sindicato e que muitas vezes consegue igualar as escolhas dos membros da academia.

Melhor Realizador

Darren Aronofsky - "Cisne Negro"
David O' Russel - "Último Round"
Tom Hooper - "O Discurso do rei"
David Fincher - "A Rede Social"
Joel e Ethan Coen - "Imperdoável - True Grit"


Aposta Cinemax
: David Fincher

Outsider
: Joel e Ethan Coen têm tudo para vencer novamente o Oscar de realização ao reinventarem "Velha Raposa" com o filme "Indomável", o único senão, é terem conquistado uma estatueta há dois anos. Será compreensível que a academia queira alargar a galeria, em vez de repetir vencedores.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscar 2011