De Niro preside júri de Cannes
Robert De Niro percorrendo a passadeira vermelha
do Palácio dos Festivais, Cannes, em 2008

Mais CinemaCannes 2011  

De Niro preside júri de Cannes

O actor considera que a sua experiência no festival de cinema de Tribeca, em Nova Iorque, pode ser útil nesta nova tarefa

O actor, realizador e produtor Robert De Niro assumirá a presidência do júri do próximo Festival de Cannes.

Ao anunciar esta escolha, a organização do festival fez saber que pretende prestar tributo a um homem de cinema com experiência na organização de festivais. De Niro é co-fundador do Tribeca Film Festival, em Manhattan, Nova Iorque, que celebra dez anos em 2011.

Na sua nota de aceitação, o actor referiu essa experiência para valorizar o papel do júri: «equanto co-fundador do Festival do Filme de Tribeca desenvolvi uma apreciação pelo importante papel desempengado pelo júri na escolha de filmes que são apresentados ao seu mais alto nível no mundo do cinema».

De Niro tem 67 anos e é considerado o melhor actor da sua geração, tendo sido dirigido por realizadores talentosos como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Bernardo Bertoulucci, Elia Kazan, Brian de Palma e Michael Mann.

Em 1980, ganhou o Oscar de melhor Actor em "Touro Enraivecido" de Martin Scorsese.

O actor apresentou oito filmes noFestival de Cannes, dois dos quais foram premiados com a Palma de Ouro: "Taxi Driver"(1976), de Martin Scorsese, e a "A Missão" (1986), de Roland Joffe.

A próxima edição do Festival de Cannes decorrerá entre 11 e 22 de maio.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaCannes 2011