De Seth MacFarlane aos números musicais

Oscars 2013  

De Seth MacFarlane aos números musicais

Um novo apresentador e a revitalização dos momentos musicais são trunfos que a Academia joga para valorizar a cerimónia dos Óscares de 2013.

Artigo recomendado:
De Seth MacFarlane aos números musicais
OSCARS
Este não é Seth MacFarlane... O anúncio do criador da série "Family Guy" como apresentador dos próximos Oscars foi, no mínimo, desconcertante. Afinal de contas, para ...
Vídeo:
De Seth MacFarlane aos números musicais
Óscares 2013: Seth MacFarlane Vídeo da televisão ABC promovendo a cerimónia dos Óscares

De Seth MacFarlane aos números musicais
Óscares 2013: produtores Vídeo promocional da cerimónia com os dois produtores do espetáculo.

A 85ª edição dos Oscars volta a marcar um ponto de viragem na forma como a Academia norte-americana de artes e ciências cinematográficas concebe o espetáculo de atribuição dos prémios mais importantes da indústria sediada em Hollywood.

O sinal mais evidente dessa vontade de mudança vem da escolha do apresentador. Este ano, o eleito foi Seth MacFarlane, um novato com características muito peculiares (ver artigo recomendado e vídeo promocional da cerimónia com o ator).

Seth MacFarlane é adepto de um género de humor politicamente incorreto, o que aliás se confirma pelos trabalhos que desenvolveu para televisão como os desenhos animados "Family Guy", "American Dad" e "The Cleveland Show", ou pela comédia "Ted" que envolve linguagem muito pouco convencional. De resto, a dupla de protagonistas deste filme, constituída pelo desbocado urso Ted e pelo ator Mark Wahlberg, também marcará presença no palco do Dolby Theater.

Desta vez a produção do espetáculo foi entregue à dupla Craig Zadan/Neil Meron, dois produtores de sucesso em várias áreas, desde o cinema à televisão, passando pelo teatro e pela Broadway. No entanto, esta será provavelmente uma das maiores aventuras em que decidiram entrar, recorde-se que a transmissão televisiva é feita para mais de 255 países com milhões de pessoas a assistirem. Ainda assim, Zadan e Meron não ficaram intimidados, antes pelo contrário, decidiram apostar na mudança. Até o famoso espetáculo da carpete vermelha sofrerá alterações.

Alguns dos pormenores sobre o espetáculo mantêm-se em absoluto segredo. As informações vão sendo libertadas quase a conta-gotas pela Academia e pelos produtores. De qualquer forma, já se sabe que entre os que subirão ao palco para entregar prémios vão estar, por exemplo, atores veteranos como Jack Nicholson e Dustin Hoffman, e rostos de uma geração mais nova, como Charlize Theron, Channing Tatum, Joseph Gordon-Levitt ou Daniel Radcliffe.

Outro dos pontos fortes da cerimónia deste ano é a celebração da música dos filmes. Recordemos que Craig Zadan e Neil Meron foram os produtores de musicais como "Chicago" e "Hairspray", por isso, não será de estranhar que a música seja protagonista no espetáculo. Norah Jones é uma das cantoras convidadas e Barbra Streisand que cantou apenas uma vez na cerimónia, foi em 1977 quando interpretou "Evergreen", considerada na altura a melhor canção original, regressa 36 anos depois.

Em palco estará ainda Shirley Bassey, cantora que deu voz a três dos maiores êxitos musicais de "007", saga que terá direito a tributo para assinalar o 50º aniversário. Adele é outra das convidadas, a cantora britânica interpretará "Skyfall" tema principal da banda sonora do mais recente filme de James Bond.

Em termos musicais, um dos números mais aguardados da próxima cerimónia é o que vai homenagear os musicais dos últimos dez anos, nomeadamente "Chicago", "Dreamgirls" e "Os Miseráveis". Os produtores da cerimónia anunciaram que dez estrelas estarão presentes nessa coreografia: Jennifer Hudson, Catherine Zeta-Jones, Russel Crowe, Hugh Jackman, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Samantha Barks, Aaron Tveit, Eddie Redmayne e Amanda Seyfried.

E para que quem estiver a assistir à cerimónia via televisão, não mude de canal quando for anunciado o Oscar de melhor filme do ano, Craig Zadan e Neil Meron prepararam um final atípico. Seth MacFarlane regressará ao palco acompanhado pela estrela da Broadway Kristin Chenoweth para um último número musical.

por
publicado 23:40 - 22 fevereiro '13

Recomendamos: Veja mais Artigos de Oscars 2013