Doc Lx, dia 1: a primeira noite portuguesa

DocumentárioMais Cinema  

Doc Lx, dia 1: a primeira noite portuguesa

"José e Pilar", uma história de amor abre hoje o Doc Lisboa

As palavras, as ideias e os afectos de José Saramago no olhar do realizador Miguel Gonçalves Mendes marcam a abertura do festival, honra concedida, pela primeira vez, a um filme português.

O projecto que começou por merecer alguma resistência por parte dos protagonistas, acabou por levar o realizador Miguel Gonçalves Mendes a passar uma temporada em Lanzarote. Seguiram-se quatro anos a espreitar a intimidade de José Saramago e Pilar, a ligação amorosa que os uniu na rotina dos dias, e a forma como olham o mundo.

"José e Pilar" contou com participação da produtora espanhola El Deseo, de Pedro Almodóvar, e da companhia brasileira O2, do realizador Fernando Meirelles. O filme já tem assegurada a estreia a 18 de Novembro, mas antes disso passa às 21h00 no grande auditório da Culturgest.

Na primeira noite destaca-se ainda "La cité du Pétrole", filme de produção suíça sobre a primeira e maior plataforma petrolífera do mundo, nunca antes visitada por uma equipa de cinema ocidental. É um dos filmes da secção Investigações, projectado às 22h30 no cinema Londres.

>Ouça a antevisão de Lara Marques Pereira

 

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DocumentárioMais Cinema