Dúvidas sobre desempenho de Portman em Cisne Negro
Versões desencontradas sobre as cenas de dança em "Cisne Negro" causam polémica.

Mais CinemaOscar 2011  

Dúvidas sobre desempenho de Portman em "Cisne Negro"

A bailarina que dobrou Natalie Portman em "Cisne Negro" afirma que a actriz fez apenas uma pequena parte das cenas de dança.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Dúvidas sobre desempenho de Portman em Cisne Negro
Cisne Negro Nina Sayers é bailarina de uma companhia de ballet. Ela mora com a mãe, Erica, bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. Um dia o director artístico da companhia, Thomas Leroy, decide substituir a bailarina principal, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily, que deixa Thomas impressionado.

A bailarina Sarah Lane, solista do American Ballet Theater que dobrou Natalie Portman em "Cisne Negro" reagiu a declarações do coreógrafo do filme e noivo da actriz ao Los Angeles Times. 

Numa entrevista publicada a 23 de Março,  Benjamin Millepied afirma que é Portman que aparece a dançar em praticamente todas as cenas.

"Surgiram artigos a falar da bailarina que a dobrou que dão a entender que foi ela a fazer a maior parte do trabalho, mas, na verdade, ela apenas efectuou o trabalho de pés, os fouettés e uma diagonal no estúdio. Honestamente, é Natalie que aparece em 85% do filme", afirmou Millepied.

Sarah Lane contesta, diz que ocorreu precisamente o oposto e queixa-se ao Entertainment Weekly (EW) de ter sido vitima de uma conspiração para apagar a sua participação em "Cisne Negro".

Em declarações ao EW a bailarina refere que o produtor Ari Hendel lhe disse para não falar à imprensa sobre o trabalho no filme.

As acusações vão ainda mais longe: "Queriam fazer passar a ideia de que Natalie era uma espécie de prodígio, que trabalhou tanto e era tão dotada para a dança que conseguiu tornar-se uma bailarina em ano e meio, tudo por causa do Oscar".

Sabia-se que efeitos visuais tinham sido usados no filme, nomeadamente a colocação  da cabeça de Natalie Portman no corpo da bailarina que a dobrou nas cenas de dança mais complexas. A própria actriz nunca o escondeu. No entanto, houve sempre a tendência para referir o esforço de Portman para se transformar numa bailarina ao mesmo tempo que se evitava falar no papel da sua body double.

A afirmação de Sarah Lane de que a actriz só dança em 5% das cenas coloca em causa grande parte da argumentação que acabou por entregar a Portman o prémio de Melhor Actriz.

As primeiras insinuações sobre este assunto terão surgido no blog da publicação Dance Magazine onde a editora-chefe, Wendy Perron, chamou a atenção para a ausência do nome de Sarah Lane da lista de agradecimentos de Portman ao receber o Oscar.

No mesmo artigo, Perron refere ainda uma ideia fundamental: não é possível formar uma bailarina em apenas um ano, por muito boa actriz ou empenhada que seja.

Até ao momento desconhecem-se reacções da parte de Natalie Portman ou dos seus representantes.


Ligações de interesse:

Entrevista de Benjamin Millepied ao Los Angeles Times


Artigo do Entertainment Weekly com declarações de Sarah Lane

Artigo de Wendy Perron, na Dance Magazine

por
publicado 22:44 - 25 março '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaOscar 2011