Versões desencontradas sobre as cenas de dança em "Cisne Negro" causam polémica.
Mais Cinema • Oscar 2011
Dúvidas sobre desempenho de Portman em "Cisne Negro"
A bailarina que dobrou Natalie Portman em "Cisne Negro" afirma que a actriz fez apenas uma pequena parte das cenas de dança.
Trailer/Cartaz/Sinopse:
Cisne Negro
Nina Sayers é bailarina de uma companhia de ballet. Ela mora com a mãe, Erica, bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. Um dia o director artístico da companhia, Thomas Leroy, decide substituir a bailarina principal, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily, que deixa Thomas impressionado.
A bailarina Sarah Lane, solista do American Ballet Theater que dobrou Natalie Portman em "Cisne Negro" reagiu a declarações do coreógrafo do filme e noivo da actriz ao Los Angeles Times.
Numa entrevista publicada a 23 de Março, Benjamin Millepied afirma que é Portman que aparece a dançar em praticamente todas as cenas.
"Surgiram artigos a falar da bailarina que a dobrou que dão a entender que foi ela a fazer a maior parte do trabalho, mas, na verdade, ela apenas efectuou o trabalho de pés, os fouettés e uma diagonal no estúdio. Honestamente, é Natalie que aparece em 85% do filme", afirmou Millepied.
Sarah Lane contesta, diz que ocorreu precisamente o oposto e queixa-se ao Entertainment Weekly (EW) de ter sido vitima de uma conspiração para apagar a sua participação em "Cisne Negro".
Em declarações ao EW a bailarina refere que o produtor Ari Hendel lhe disse para não falar à imprensa sobre o trabalho no filme.
As acusações vão ainda mais longe: "Queriam fazer passar a ideia de que Natalie era uma espécie de prodígio, que trabalhou tanto e era tão dotada para a dança que conseguiu tornar-se uma bailarina em ano e meio, tudo por causa do Oscar".
Sabia-se que efeitos visuais tinham sido usados no filme, nomeadamente a colocação da cabeça de Natalie Portman no corpo da bailarina que a dobrou nas cenas de dança mais complexas. A própria actriz nunca o escondeu. No entanto, houve sempre a tendência para referir o esforço de Portman para se transformar numa bailarina ao mesmo tempo que se evitava falar no papel da sua body double.
A afirmação de Sarah Lane de que a actriz só dança em 5% das cenas coloca em causa grande parte da argumentação que acabou por entregar a Portman o prémio de Melhor Actriz.
As primeiras insinuações sobre este assunto terão surgido no blog da publicação Dance Magazine onde a editora-chefe, Wendy Perron, chamou a atenção para a ausência do nome de Sarah Lane da lista de agradecimentos de Portman ao receber o Oscar.
No mesmo artigo, Perron refere ainda uma ideia fundamental: não é possível formar uma bailarina em apenas um ano, por muito boa actriz ou empenhada que seja.
Até ao momento desconhecem-se reacções da parte de Natalie Portman ou dos seus representantes.
Ligações de interesse:
Entrevista de Benjamin Millepied ao Los Angeles Times
Artigo do Entertainment Weekly com declarações de Sarah Lane
Artigo de Wendy Perron, na Dance Magazine
por António Quintas
publicado 22:44 - 25 março '11