ENCONTROS IMEDIATOSDO TERCEIRO GRAU (1977)

DVD  

ENCONTROS IMEDIATOS
DO TERCEIRO GRAU (1977)

O conceito americano de "blockbuster" nasceu na década de 70, com Steven Spielberg a desempenhar um papel determinante na sua criação: "Encontros Imediatos do Terceiro Grau" é uma referência central nessa história.

Tudo começou em 1975, com "Tubarão", de Steven Spielberg. E continuou em 1977, com "A Guerra das Estrelas", de George Lucas. Dito de outro modo: Hollywood consolidava o conceito de "blockbuster". Conceito duplo, entenda-se: uma forma peculiar de espectáculo e uma estratégia global de lançamento.

Depois disso, é caso para dizer que muita água correu sob as pontes dos "blockbusters"... Há-os absolutamente fabulosos e há-os também totalmente desastrosos. De facto, os filmes não se medem pelo dinheiro que custam e qualquer preconceito (pró ou contra) face aos "blockbusters" não passa disso mesmo: um preconceito.

"Encontros Imediatos do Terceiro Grau", de novo com assinatura de Spielberg, lançado no mesmo ano de "A Guerra das Estrelas", é por certo um dos grandes momentos deste capítulo cinematográfico. E também um das obras mais pessoais do seu realizador: uma aventura em que infância e fantástico se cruzam numa aliança comovente.


por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD