Edward Zwick vai filmar na China
Edward Zwick: uma estratégia de produção virada para a Ásia

Rodagem  

Edward Zwick vai filmar na China

O cinema americano procura, cada vez mais, o envolvimento de produção com a Ásia: Edward Zwick está já a trabalhar no primeiro título da Legendary East, sediada em Hong Kong.

Desta vez, não é uma curiosidade mais ou menos pitoresca. Ou seja: não se trata apenas de um cineasta americano que vai filmar em cenários exóticos da Ásia. O próximo filme de Edward Zwick, "The Great Wall", resulta de um projecto global de produção envolvendo duas grandes indústrias: a americana e a chinesa.

Evocando as convulsões da construção da Grande Muralha da China, cerca de cinco séculos antes da era cristã, "The Great Wall" será o primeiro título com a chancela da Legendary East, derivada da Legendary Pictures, precisamente a entidade criada para trabalhar in loco, com as estruturas de produção e difusão da China.

Recorde-se que, na última década, a Legendary Pictures surgiu ligada a alguns sucessos marcantes de Hollywood, incluindo "O Cavaleiro das Trevas" (2005) e "A Origem" (2008), ambos de Christopher Nolan, e as duas partes de "A Ressaca" (2009 e 2011), dirigidas por Todd Philips.

Com sede em Hong Kong, a Legendary East propõe-se concretizar um ou dois filmes por ano (em língua inglesa e lidando com temas da história e da cultura chinesa). Envolvendo os Huayi Brothers, de Hong Kong, esta estratégia permitirá, além do mais, contornar as regras do governo chinês que limitam a duas dezenas o número de filmes "estrangeiros" lançados, por ano, nas salas da China.

Com lançamento agendado para 2013, "The Great Wall" terá argumento do próprio Zwick e Marshall Herskowitz: a dupla tem uma longa história de colaborações, incluindo a criação da série televisiva "Os Trintões/Thirtysomething" (1987-1991). Os mais recentes filmes de Zwick são "Diamante de Sangue" (2006), "Resistentes" (2008) e "O Amor É o Melhor Remédio" (2010).

por
publicado 10:02 - 24 agosto '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoCinema Asiático