Entrevista com Joaquim de Almeida:este papel secundário é principal
Joaquim de Almeida contracenando com Kim Bassinger:
um momento muito relevante na carreira internacional do actor português

Mais CinemaMais CinemaDramaMais CinemaMais CinemaMais Cinema  

Entrevista com Joaquim de Almeida:
"este papel secundário é principal"

Habituado ao papel de vilão no cinema norte-americano, Joaquim de Almeida consegue, aos 52 anos, mudar de registo. No filme "Longe da Terra Queimada" é um amante de sonho nos braços de Kim Basinger.

Um pai de uma família hispânica no Novo México envolve-se com uma mulher casada, mas desamada pelo marido. O romance dos dois vai ter consequências trágicas nos destinos das duas famílias. A história tem os vincos do autor Guilhermo Arriaga, o argumentista de "21 Gramas" "Amor Cão" e "Babel", que se estreia na realização com este drama.

No elenco conta ainda com o talento de Charlize Theron e Jennifer Lawrence, a adolescente que venceu a taça Volpi no festival de Veneza de 2008, para actriz revelação. Joaquim de Almeida tem finalmente a oportunidade de descolar dos papéis de mau da fita latino, assumindo o par romântico de Kim Basinger, ícone sexual nos anos 80.

Pode ser apenas um momento, mas o actor acredita que a idade vai permitindo uma mudança de registo e uma maior complexidade das personagens. A demosntrá-lo conta que no festival de Veneza foi abordado por mulheres de 50 anos apaixonadas pela personagem do amante ideal.

Na rodagem, o trato com Kim Basinger foi fácil e profissional, embora pontuado com momentos de muita emotividade. O realizador e argumentista Guilhermo Arriaga escreveu para o par de amantes, personagens inspiradas num episódio pessoal e real.

Em Lisboa, depois de uma rodagem na Europa, Joaquim de Almeida falou sobre os projectos que tem pela frente e os que ficaram pelo caminho.

O remake de "O Santo" dirigido por Barry Levinson ainda é uma incerteza e a série televisiva, como médico de transplantes foi uma opção dificil de recusar. O actor português confessa que fica atormentado com a ideia de estar preso a uma personagem durante 7 anos, com 8 meses de rodagem por ano, em Los Angeles, sem poder ver a família que tem em Portugal. A aventura televisiva vai por isso ficar para outra oportunidade.

Para já, Joaquim de Almeida aceita de bom grado as incertezas de percurso em troca de maior liberdade de movimentos. É assim que consegue continuar a ser uma espécie de embaixador do projecto Picture Portugal, e da intenção de levar para o Algarve os interesses internacionais na área do cinema. Prevista está a construção de dois estúdios, a formação de pessoal, um parque de diversões e os contratos internacionais para rodagens.

O actor que deu um primeiro impulso na criação da Film Comission do Algarve, prefere não mencionar nomes, mas garante que já conseguiu interesses da alta finança em Portugal. Para 2011, o actor aposta num festival de cinema dedicado à luz, "5 dias, 5 noites", com projecção de filmes nas praias do Algarve, jovens cineastas, o prémio principal para o director de fotografia e, claro, muitas estrelas internacionais para atrair público e investidores.

 

LONGE DA TERRA QUEIMADA

De Guillermo Arriaga
com Charlize Theron, Kim Basinger, Joaquim de Almeida; Drama, Romance
111m
M/12
ARG/EUA
2008

> Ouça antevisão e entrevista a Joaquim de Almeida




por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaMais CinemaDramaMais CinemaMais CinemaMais Cinema