Estão a chegaros Prémios do Cinema Europeu
"A Turma" (cartaz americano)

Mais Cinema  

Estão a chegar
os Prémios do Cinema Europeu

É já no próximo dia 6 de Dezembro, em Copenhaga, que a Europa do cinema vai atribuir os seus prémios anuais

Como é óbvio, os próximos meses vão ser fortemente marcados pelos Oscars. A cerimónia de entrega das estatuetas da Academia de Hollywood está agendada para 22 de Fevereiro e o menos que se pode dizer é que, com tantos candidatos tão fortes (há filmes de David Fincher, Sam Mendes, Clint Eastwood, etc., etc.), vai ser um ano pleno de emoções.

Apesar disso — ou por isso mesmo — vale a pena perguntar que se passa com os prémios da Academia do Cinema Europeu?

Pois bem, vão ser entregues em cerimónia a realizar em Copenhaga, já no próximo dia 6 de Dezembro, e duas coisas se podem constatar: primeiro, que o eco mediático da cerimónia é, pelo menos para já, muito fraco; segundo, que a Academia continua a ter um trabalho discreto na promoção/divulgação da sua actividade.

É pena que assim seja, tanto mais que a escolha do Filme Europeu 2008 parece ter um leque de candidatos muito interessante. São eles:

O ORFANATO (Espanha), de Juan Antonio Bayona
GOMORRA (Itália), de Matteo Garrone
A TURMA (França), de Laurent Cantet
IL DIVO (Itália), de Paolo Sorrentino
HAPPY-GO-LUCKY (Grã-Bretanha), de Mike Leigh
WALTZ WITH BASHIR (Israel/França/Alemanha), de Ari Folman

Para já, os três primeiros tiveram estreia comercial entre nós, parecendo "A Turma" (ainda nas salas), o candidato mais forte, tanto mais que arrebatou, em Maio, a Palma de Ouro da 61ª edição do Festival de Cannes.

Entretanto, o filme de Cantet afirma-se também como candidato forte para competir, pela França, na corrida ao Oscar de melhor filme estrangeiro — o cartaz aqui reproduzido ilustra a respectiva campanha para a estreia nos EUA (no dia de Natal).

por
publicado 17:27 - 29 janeiro '09

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais Cinema