Estoril Film Festival, dia 6:tudo em família

Mais CinemaEstoril Film FestivalCinema Europeu  

Estoril Film Festival, dia 6:
tudo em família

'Dogtooth', venceu a secção Un Certain Regard, do último festival de Cannes, é uma metáfora sobre o papel dos educadores (sociedade e família), na sociedade contemporânea.

Uma família vive solada numa vivenda, entre o jardim e a piscina, os vídeos vistos em conjunto e jogos competitivos inocentes, mas que rapidamente conduzem o espectador para um universo doentio.

Os três filhos adolescentes são educados por pai e mãe sem contacto e influência do exterior, ensinados a competir e ganhar resistência para um suposto mal que reside no mundo lá fora. A única presença consentida por todos é Cristina uma jovem contratada pelo pai para garantir a aprendizagem sexual do filho.

'Dogtooth', revela em Portugal o realizador Yorgos Lanthimos, e é também uma rara oportunidade para conhecer a produção de cinema da Grécia, país que não tem grandes tradições de circulação no mercado português.

Um filme que propõe uma reflexão sobre a forma como a educação pode ser uma ferramenta perigosa e perversa, na criação de ilusões sobre um mundo real. Do outro lado da ficção, na vida real, os relatos de famílias estranhas, bizarras e manipuladas tem produzido, em especial na Europa, uma imensa galeria de casos judiciais.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaEstoril Film FestivalCinema Europeu