Estoril, dia 4: Kiarostami fora do Irão

Estoril Film Festival  

Estoril, dia 4: Kiarostami fora do Irão

O realizador iraniano apresentou no fim-de-semana o mais recente filme, "Cópia Fiel", o primeiro em 40 anos de carreira que filmou fora do seu país

Abbas Kiarostami escreveu o argumento de "Cpia Fíel", a pensar na actriz Juliete Binoche, uma amiga de longa data, que se transformou numa espécie de representante do feminino. A actriz viu reconhecido o trabalho com o realizador iraniano, ao receber o prémio de representação no último festival de Cannes.

Com 40 anos de carreira, Abbas Kiarostami está agradecido pela homenagem de que é alvo no Estoril, mas defende que só o tempo é que consegue ditar se os elogios à sua obra são justos.

O realizador iraniano, premiado com uma Palma de Ouro em Cannes e um Leão de Ouro em Veneza, tem dificuldades em estrear os seus filmes no Irão. "Cópia Fíel" foi banido das salas de cinema iranianas e remetido apenas para circuitos restritos e faculdades.

No programa da competição oficial, um dos filmes desta segunda-feira é "Copacabana", comédia dramática asssinada por Marc Fitoussi, que tem a mais valia de trazer como cabeça de cartaz a actriz Isabel Huppert. Uma mulher com queda para a excentricidade, ou simplesmente para recusar a condição de estar presa às circunstâncias, e que sonha com uma viagem ao Rio de Janeiro. O filme passa no Centro de Congressos às 17h da tarde.

À noite o festival rende mais uma homenagem. O músico e compositor georgiano Giya Kancheli vai assistir ao concerto do compositor argentino Dino Saluzzi e da violoncelista alemã Anja Llechner, que vão revistar algumas das obras de Kancheli.

"Copacabana", de Marc Fitoussi, passa segunda-feira, no Centro de Congressos às 17h00 da tarde; o concerto de homenagem a Giya Kancheli está marcado para as 21h30, no auditório da Boa Nova, um dos novos espaços que se associa este ano ao Estoril Film Festival.

> Áudio reportagem de lara Marques Pereira c/ Carla Nascimento

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Estoril Film Festival