Estoril, dia 5: Elia Suleiman total
Elia Suleiman, actor em "O Tempo que Resta"

Estoril Film Festival  

Estoril, dia 5: Elia Suleiman total

Faz filmes em Nazaré onde nasceu, a partir de experiências pessoais e memórias de infância e adolescência. Mas recusa ficar com o rótulo de cinema palestiniano e prefere ser considerado como um cineasta universal.

Elia Suleiman está radicado em Paris e já há vários anos é presença habitual no circuitos dos festivais internacionais. Os filmes que realizou passam pelo Estoril em retrospectiva, e o realizador sente-se reconfortado.

Entende que o encontro com o público e o confronto com as ideias e criticas é necessário ao trabalho de realizador. Gosta de rever os filmes que faz, como um exercício frente ao espelho, para perceber as mudanças no cinema e em si próprio.

Esteve em Portugal há sete anos, para a estreia de "Intervenção Divina", e parece realmente diferente. O filme "O Tempo que Resta" foi um processo difícil, atravessado pela morte do produtor, e obstáculos financeiros que acabaram por revelar-se positivos em termos criativos.

Elia Suleiman admite que continua a aprender novas formas de encontrar as ideias, e compor as imagens, mas mantém um traço obsessivo na forma de trabalhar.

Este processo meticuloso não o impede de criar uma obra fantasiosa, onde o humor se cruza com as condições tantas vezes adversas vividas pelo povo palestiniano.

Fora de competição, o festival continua a antecipar uma selecção de filmes que marcam a temporada, como é o caso de "Winter's Bone", vencedor do prémio do júri no último festival de Sundance. Uma obra assinada por Debra Granik, que segue os passos de uma adolescente que carrega a responsabilidade de cuidar de toda a familia quando o pai os abandona.

Há rumores que apontam para a cerimónia dos oscares, que todos os anos gosta de destacar uma produção independente, como é o caso.

Destaques para terça-feira, dia 8:

"Chronicle of a Disappearence", de Elia Suleiman, nunca estreado no circuito de exibição, passa às 19h30 n
a presença do realizador;

A sessão de "Winter's Bone" está marcada para as 22h00.









> Áudio reportagem de Lara Marques Pereira

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Estoril Film Festival