FINAL FANTASY (2001)

DVD  

FINAL FANTASY (2001)

Na história dos "blockbusters" de Verão, "Final Fantasy" não foi um sucesso. Mas ocupa um lugar central, tanto pelas suas ligações com os jogos de video, como pela integração do desenho digital.

"Final Fantasy" foi dirigido por Hironobu Sakaguchi, o designer japonês que também criou o jogo de video homónimo. Quer isto dizer que se trata de um projecto gerado a partir do interior dessa vontade de encontrar cruzamentos interessantes entre as regras visuais e narrativas dos jogos e as exigências dramáticas de um filme.

O filme correu mal em todos os mercados em que foi lançado. Seja como for, isso não o impede de ser uma peça significativa para compreendermos a evolução de algumas formas de entertainment em que, justamente, são importantes os cruzamentos temáticos e conceptuais entre diversas linguagens e respectivos fundamentos tecnológicos.

Em particular, vale a pena recordar que "Final Fantasy" é uma das primeiras e mais exigentes experiências a tentar encontrar um modelo consistente de representação da figura humana através do desenho digital. Mesmo que o filme esteja mais ou menos esquecido, permanece o valor da sua contribuição nesse processo (obviamente não concluído) de tratamento do factor humano.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de DVD