Faltam cinco meses para os Oscars...
"Interstellar", de Christopher Nolan: na linha da frente para o Oscar de melhor filme de 2014?

Hollywood  

Faltam cinco meses para os Oscars...

Os Oscars só serão atribuídos a 22 de Fevereiro de 2015 — o certo é que Scott Feinberg, de "The Hollywood Reporter", já começou a fazer as suas contas e tem uma primeira lista de candidatos às nomeações...

Artigo recomendado:
Faltam cinco meses para os Oscars...
Hollywood
Cerimónia dos Óscares volta ao mês de Fevereiro A 87ª edição dos Óscares de Hollywood já tem a sua agenda definida: as estatuetas douradas vão ser entregues no dia 22 de Fevereiro, em ...

Os Oscars suscitam sempre as mais variadas formas de "antecipação". No jornalismo cinematográfico de Hollywood, há mesmo quem se tenha especializado em avaliar as singularidades artísticas e comerciais dos filmes (desde as temáticas às campanhas, passando pelo efeito das suas passagens em determinados festivais), especulando sobre as respectivas possibilidades perante os cerca de seis mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

Na revista "The Hollywood Reporter", o jornalista Scott Feinberg é um desses analistas que, ano após ano, vai avaliando as performances e hipóteses dos filmes face aos Oscars, por vezes com resultados francamente surpreendentes — em 2006 e 2013, acertou mesmo em 21 dos 24 vencedores das estatuetas douradas.

Pois bem, embora faltem cerca de cinco meses para a atribuição dos Oscars referentes à produção de 2014, Feinberg já apresentou as suas primeiras previsões (incluindo muitos títulos que ainda nem sequer chegaram às salas). Assim, na maior parte das categorias, propõe um lote de potenciais nomeados, acrescentando mais uma série de produções com possibilidades mais ou menos consistentes. Vale a pena referir os dez títulos que Feinberg antecipa como candidatos ao Oscar de melhor filme. São eles (pela ordem apresentada):

INTERSTELLAR — com Matthew McConaughey, Anne Hathaway e Jessica Chastian, é a nova saga de ficção científica assinada por Christopher Nolan.

UNBROKEN — segunda realização de Angelina Jolie, evocando a experiência dramática de um herói da Segunda Guerra Mundial.

BOYHOOD — a história do crescimento de uma personagem, da infância à adolescência, filmada ao longo de onze anos por Richard Linklater.

THE IMITATION GAME — com Benedict Cumberbatch no papel de Alan Turing, matemático britânico que decifrou o código das comunicações do exército nazi.

THE THEORY OF EVERYTHING um retrato do cientista Stephen Hawking filmado a partir das memórias da sua ex-mulher, Jane Hawking.

AMERICAN SNIPER Clint Eastwood dirige Bradley Cooper num drama baseado na autobiografia de Chris Kyle, "sniper" dos Navy SEALs dos EUA.

BIRDMAN Michael Keaton interpreta um actor que se celebrizou como "super-herói", numa realização de Alejandro González Iñarritú.

FOXCATCHER retrato do campeão olímpico de luta livre Mark Schultz, interpretado por Channing Tatum, sob a direcção de Bennett Miller.

GONE GIRL David Fincher realiza um "thriller" sobre uma mulher desaparecida, com argumento escrito por Gillian Flynn a partir do seu "best-seller".

INTO THE WOODS produção dos estúdios Disney (com Meryl Streep, Johnny Depp, etc.), adaptando um musical de James Lapine e Stephen Sondheim.

* * * * *

As previsões totais de Scott Feinberg envolvem, desde já, treze categorias, podendo ser consultadas no site de "The Hollywood Reporter".

Recorde-se que as nomeações serão conhecidas a 15 de Janeiro de 2015 — a cerimónia de entrega dos Oscars está agendada para o Dolby Theatre, cerca de cinco semanas mais tarde, a 22 de Fevereiro.

por
publicado 12:32 - 15 setembro '14

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Norte-americanoOscar 2015