Fantasporto 2011: primeiros destaques

Festival  

Fantasporto 2011: primeiros destaques

"The Resident", com Hilary Swank abre oficialmente a 31ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Fantasporto 2011: primeiros destaques
The Resident Após a separação, a bela e jovem médica Juliet Dermer começa uma nova vida em Nova Iorque. Vai viver num deslumbrante e espaçoso apartamento. Mas ocorrências misteriosas fazem-na acreditar que ela não está só naquela casa... Juliet descobre então o inimaginável, alguém a está observando.

Agora é mesmo a sério. Quem passar pelo Rivoli Teatro Municipal ou pelas redondezas deverá ter medo, muito medo. Naquela zona da cidade do Porto é comum por esta altura do ano ocorrem possessões, exorcismos e outros rituais. Desta vez até Anthony Hopkins fica à mercê do demo e Hilary Swank terá de ter muito cuidado com o senhorio que lhe alugou apartamento em Brooklyn.

Pois é, o Fantasporto entra na fase da competição por onde, em princípio, passam os melhores filmes e as melhores interpretações. E este ano, segundo a organização, as expectativas são altas.

O Festival abre hoje oficialmente com “The Resident” de Anti Jokinen, thriler que junta Hilary Swank e o veterano Christopher Lee. O programa para este fim de semana espelha de certa forma o que vai acontecer até 5 de Março. É que para além das grandes produções americanas, como por exemplo "The Rite" com Anthony Hopkins num papel verdadeiramente assustador, o Fantas continua a apostar no cinema asiático e no europeu.

Amanhã à noite será exibida a comédia sul coreana "Hahaha" de Hong Sang-soo que foi premiada na secção Un Certain Regard do festival de Cannes, e o mais recente do francês Luc Besson que traz ao festival "As Aventuras de Adèle Blanc-Sec"“ mais um filme de ação, aventura e fantasia.

Muito cinema fantástico, o que não implica que seja obrigatoriamente cinema de terror, vai ser exibido nos dois auditórios do Rivoli no Porto. O cinema nacional continua a ter um papel de relevo no festival que este ano criou mais dois prémios para os filmes e realizadores portugueses.

Para além das secções competitivas, há ainda lugar para várias retrospectivas que este ano contemplam as cinematografias húngara, francesa e basca, por exemplo, e a homenagem a Jean Renoir.


Destaques 25, 26 e 27 fevereiro
GRANDE AUDITÓRIO

Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011


SESSÃO DE ABERTURA OFICIAL FANTASPORTO 2011


21.15h – The Resident – Anti Jokinen – GB/EUA – 91 min


A norte-americana vencedora de dois Oscares em “Os Rapazes não Choram” e “Million Dollar Baby – Sonhos Vencidos”, Hilary Swank, é a protagonista deste thriller que conta também com o veterano britânico Christopher Lee. Depois de se divorciar do marido, a médica Juliet decide recomeçar a sua vida num espaçoso apartamento em Brooklin.

23.15h - The Resident – Anti Jokinen – GB/EUA – 91 min - REPETIÇÃO


Sábado, 26 de Fevereiro de 2011


17.00h - Hahaha – Hong Sang-soo – Coreia do Sul – 115 min


Prémio da prestigiada secção Un Certain Regard do Festival de Cannes 2010, esta é uma comédia que gira em torno de uma conversa entre dois amigos. Depois de umas rodadas de “makgeolli” (bebida alcóolica tradicional sul coreana, feita a partir de arroz) e enebriados pelo álcool, desfiam histórias de um passado que não se repetirá.

21.15h - The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec - Luc Besson - França - 107
min

Descoberto pelo Fantasporto em 1984 com o filme “Le Dernier Combat” (Grande prémio do festival e prémios melhor Realizador e Audiência), Luc Besson transformou-se num dos mais marcantes cineastas europeus. São dele filmes como “Nikita” ou “O 5º Elemento”. Agora, apresenta-nos o maravilhoso e mágico mundo de Adèle Blanc-Sec, uma jovem e corajosa repórter capaz de tudo para conseguir atingir os seus propósitos – nem que seja ir ao Egipto lutar com múmias.


Domingo, 27 de Fevereiro de 2011


21.15h – The Housemaid – Im Sang-Soo – Coreia Sul – 106 min


Selecção Oficial da Competição do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. O regresso do cinema sul-coreano ao suspense e à sensualidade. Uma divorciada de meia idade é contratada por uma família da classe alta.

23.15h – A Serbian Film - Srdjan Spasojevic – Sérvia – 104 min

FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

Filme mais cortado pela censura britânica nos últimos dezasseis anos. Premiado no Festival de San Sebastian com um prémio especial como símbolo da defesa da liberdade de expressão.

  • Fantasporto 2011: primeiros destaques
    Hahaha
    Hahaha" conta a história de um director sul-coreano, Jo, que se reúne com seu amigo Bang, um crítico de cinema. Na conversa, ambos descobrem que os dois estiveram recentemente em Tongyeong (Coreia do Sul) e trocam lembranças da viagem.
  • Fantasporto 2011: primeiros destaques
    The Extraordinary Adventures of Adele Blanc-Sec
    Adèle é uma jovem e aventureira repórter capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer. Ela vai até ao o Egipto em busca da cura para a doença de sua irmã, na tumba secreta de um faraó. Ao retornar para Paris, ela percebe que o pânico tomou conta da população. Um ovo de dinossauro de milhões de ...
  • Fantasporto 2011: primeiros destaques
    The Housemaid
    O filme conta a história de um professor de piano rígido e moralista que um belo dia sucumbe aos encantos da sua empregada doméstica. E o que podia ser apenas um mau passo na vida desse homem, acaba por se tornar um drama que arrasta toda a família, com consequências realmente assustadoras para ...
por
publicado 19:47 - 25 fevereiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival