Fantasporto 2013: programa oficial
"Mamã": um dos primeiros sucessos de terror do ano inaugura o Fantasporto.

Mais CinemaFestival  

Fantasporto 2013: programa oficial

Nova produção de Guillermo del Toro inaugura festival. Homenagem a António Macedo e evocação dos filmes "Os Sapatos Vermelhos" e "O Planeta Selvagem" marcam 33ª edição.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Fantasporto 2013: programa oficial
Mamã Este thriller sobrenatural conta a assombrada história de duas meninas que desapareceram num bosque, no dia em que os seus pais morreram. Anos mais tarde quando são salvas e começam uma nova vida, descobrem que algo ou alguém ainda as quer aconchegar à noite. Há cinco anos, as irmãs Victoria e Lilly desapareceram de casa sem deixar rasto. Desde esse dia, o tio Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) e a ...

A 33ª edição do Fantasporto vai atribuir o Prémio por uma Carreira ao realizador português António de Macedo, num novo ano de limitações financeiras, de acordo com o diretor do evento, Mário Dorminsky.

Na conferência de imprensa de apresentação do Fantasporto deste ano, Dorminsky afirmou que "o festival hoje faz-se para um orçamento inferior ao de há cinco anos", referindo a "retração das empresas privadas em relação àquilo que é cultura".

O festival internacional de cinema abre com uma sessão dupla onde serão exibidos "Os Sapatos Vermelhos - The Red Shoes" (1965), da dupla Michael Powell e Emeric Pressburger - numa sessão destinada a celebrar os 60 anos do filme - e "Mamã", de Andrs Muschietti, um filme de terror produzido por Guillermo del Toro, com Jessica Chastain no principal papel. Esta produção conta a assombrada história de duas irmãs que desapareceram de casa sem deixar rasto.

A homenagem a António de Macedo vai contar com a projeção de "Chá Forte com Limão", "O Princípio da Sabedoria", "Os Abismos da Meia-Noite" e "Os Emissários de Khalom", sendo ainda incerto se o cofundador do Centro Português de Cinema vai estar apto para estar presente.

O Fantasporto vai também destacar algumas estrelas do cinema francês - Isabelle Hupert, Sandrine Bonnaire, Jacqueline Bisse, Delphine Seyrig, Catherine Deneuve, Jeanne Moreau... - num programa que inclui as projeções de "A Cerimónia", de Claude Chabrol, "O Último Ano em Marienbad", de Alain Resnais, "A Princesa com Pele de Burro" de Jacques Demy e "Sem Eira Nem Beira" da mulher de Demy, Agnès Varda.

O período pré-Fantas vai abrir com "O Planeta Selvagem", de René Laloux, que conta com acompanhamento musical de Beautify Junkyards. A sessão celebra os 40 anos da estreia do mítico filme de ficção científica. O Fantasporto encerra com "Robot & Frank", de Jake Schreier.

Em competição na secção de Cinema Fantástico destaca-se "Berberian Sound Studio", de Peter Strickland, que foi considerado um dos melhores filmes de 2012 para a revista Sight & Sound. Já na Semana dos Realizadores sobressaem "Pietà", de Kim Ki-Duk,  premiado com Leão de Ouro no Festival de Veenza 2012, bem como o mais recente do britânico Terence Davies, "The Deep Blue Sea", com Rachel Weisz.

A diretora do Fantasporto, Beatriz Pacheco Pereira, afirmou que o festival deste ano conta com cerca de 300 filmes, 80% dos quais produções europeias, por entre 35 países participantes.

O Fantasporto decorrerá entre 1 e 10 de março, sendo antecedido do período pré-Fantas entre os dias 25 e 28 de fevereiro.

33º Fantasporto - programa competitivo
Secção oficial

Filmes Abertura Oficial:
Sapatos Vermelhos - The Red Shoes, Michael Powell e Emeric Pressburguer – Grã-Bretanha
Mamã, Andrès Muschietti – Espanha, Canadá

Filme Encerramento:
Robot & Frank, Jake Schreier – EUA


Cinema Fantásico - competição longas-metragens


Ace Attorney, Takashi Miike – Japão
After, Ryan Smith – EUA
Berberian Sound Studio, Peter Strickland – Grã-Bretanha
Closed Circuit, Giorgio Amato – Itália
Codependent Lesbian Space Alien Seeks the Same, Madeleine Olnek – EUA
Forgotten, Alex Schmidt – Alemanha
Insensibles, Juan Carlos Medina – Espanha
Iron Sky, Timo Vuorensola – Finlândia, Alemanha, Austrália
Mama, Andrès Muschietti – Espanha, Canadá
O Apóstolo, Fernando Cortizo – Espanha
Thale, Aleksandre Nordaas – Noruega
Vanishing Waves, Kristina Buozyte – Lituania, França, Bélgica

Semana dos Realizadores - Competição


Ace Attorney, Takashi Miike – Japão
Aglaja, Krisztina Déak – Hungria
Delirium, Ihor Podolchak – Ucrânia, Republica Checa
Face to Face, Michael Rymer – Austrália
Kauwboy, Boudewijn Koole – Holanda
Otro Verano, Jorge Arenillas – Espanha
Pietá, Kim-Ki-Duk-Coreia do Sul
Tenth Day, Vassilis Mazomenos – Grécia
The Deep Blue Sea, Terence Davies – EUA/Grã-Bretanha
The Exam, Peter Bergendy – Hungria
The Seasoning House, Paul Hyett- 90’- Grã-Bretanha
The Weight, Jeon Kyu- Hwan – Coreia do Sul
White Tiger, Karen Shaknazarov – Rússia

Orient Express - Competição

A Beautiful Mistake, Lu Hui Zhon – China 
Ace Attorney, Takashi Miike – Japão
AKP Job 27, Michael L. Suan – Canadá, Japão
Modus Anomali, Joko Anwar – Indonésia
Pietá, Kim-Ki-Duk-Coreia do Sul
The Grand Heist, Kim-Joo-Ho – Coreia do Sul
The Weight, Jeon Kyu-Hwan – Coreia do Sul

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Mais CinemaFestival