Fantasporto: filme interactivo e revisão de Shakespeare

Festival  

Fantasporto: filme interactivo e revisão de Shakespeare

Cinema do leste da Europa marca presença; festival ante estreia nova versão de "A Tempestade"

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Fantasporto: filme interactivo e revisão de Shakespeare
A Tempestade Baseado na obra-prima de William Shakespeare, "A Tempestade" é uma história de vingança, amor e conspirações oportunistas que acompanha o destino pouco sortudo do aristocrata Próspero, um mago de amplos poderes que é banido de sua cidade natal por desavenças políticas. Exilado, ele é obrigado a viver numa ilha isolada com sua filha Miranda, tendo a seu serviço o escravo Caliban, e Ariel, um ...


O Fantasporto continua atento à evolução dos tempos e do próprio cinema. Prova disso é a exibição esta segunda-feira de “Sufferrosa - A Web Interactive Film” do polaco Dawid Marcinkowski. Trata-se do primeiro filme interativo a ser exibido em Portugal e, no qual os espectadores poderão escolher a sequencia das cenas e até o seu final.

Da Eslováquia chega “9.06” thriller policial de Igor Sterck e a fechar a noite mais uma adaptação cinematográfica de William Shakespeare. A peça em causa é “A tempestade” que nesta versão da realizadora norte-americana Julie Taymor tem a particularidade de transformar Próspero, figura central da história, em Próspera, papel entregue à atriz Helen Mirren.

Destaques Segunda-feira, 28 de Fevereiro

PEQUENO AUDITÓRIO

21h00

SESSÃO ESPECIAL 1
com a apresentação interativa de Sufferrosa - A Web Interactive Film, Dawid Marcinkowski, Polónia, 50 min.

Uma experiência de cinema interativo num espetáculo presencial, onde os espectadores são chamados a decidir o enredo do filme que estão a visionar, com o realizador a fazer a montagem em tempo real e ao vivo. Inspirado por obras como “Alphaville” de Jean Luc Godard, e na tradição do “film noir” americano, “Sufferrosa” conta a história do detective Ivan Johnson contratado para encontrar uma mulher desaparecida.


GRANDE AUDITÓRIO


21h15,
9:06, Igor Sterk, Eslováquia, 71 min.

Melhor filme esloveno do ano, proposto aos Óscares. Da desconhecida cinematografia eslovena chega-nos este thriller policial multipremiado que é um fabuloso estudo sobre a gradual transformação psicológica de um indivíduo. Um inspetor da polícia investiga um caso com contornos muito estranhos.


23h15,
The Tempest, Julie Taymor,  EUA, 111 min.

Os atores Helen Mirren (Óscar de Melhor Atriz em “A Rainha”), Djimon Hounsou (“Amistad”), David Strathairn (Nomeado para óscar em “Boa Noite, e Boa Sorte”) e Alfred Molina (“Magnolia”, “Chocolate”) são os protagonistas desta adaptação de uma peça de William Shakespeare. A realizadora Julie Taymor (nomeada para Óscar pelo musical “Frida”) já havia adaptado Shakespeare em 1999. Próspero tornou-se nesta versão de “The Tempest”, Prospera, enviada com o filho de 4 anos para uma ilha onde vai disputar o poder com o senhor local.



  • Fantasporto: filme interactivo e revisão de Shakespeare
    9:06
    Melhor filme esloveno do ano, proposto aos Óscares. Igor Sterk realizou este thriller policial multipremiado que é um fabuloso estudo sobre a gradual transformação psicológica de um indivíduo. Um inspector da polícia investiga um caso com contornos muito estranhos.
por
publicado 16:09 - 28 fevereiro '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival