Fantasporto sob o signo de Cannes
Ricardo Darin e Martina Gusman em "Carancho", filme argentino indicado para Oscar de melhor filme estrangeiro

Festival  

Fantasporto sob o signo de Cannes

Destaques do programa do 6º dia de festival internacional de cinema do Porto.

Trailer/Cartaz/Sinopse:
 Fantasporto sob o signo de Cannes
Abutres Na Argentina, a primeira causa de morte são os acidentes de viação, que vitimam cerca de oito mil pessoas por dia. Estas perdas envolvem uma indústria que movimenta milhões entre seguradoras, polícias corruptos e o mercado negro de tráfico de órgãos. É neste cenário que conhecemos Sosa (Ricardo Darín), um advogado que fez carreira nesta área e cujo sustento assenta na fragilidade humana; é um ...

O festival internacional de cinema do Porto exibe hoje algumas das obras que marcaram o festival de Cannes em 2010. "R U There", de David Verbeek, "Carancho", de Pablo Trapero e "Bedevilled", do sul coreano Jang Cheol-so, foram os filmes escolhidos.

Quanto a terror propriamente dito, destaque para "Rabies" o primeiro filme israelita do género a ser exibido em Portugal.

Assinale-se ainda a exibição das primeiras cinco produções cinematográficas do Fantasporto dedicadas a outros tantos artistas plásticos portugueses, Alberto Carneiro, Agostinho Santos, Albuquerque Mendes, Augusto Canedo e Alberto Péssimo.


Destaques quarta-feira, 2 de Março
GRANDE AUDITÓRIO

15h00 – Rabies (Kalevet), Aharon Keshales, Navot Papushado
, Israel, 90 min.
FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

O inesperado cinema de terror e gore israelita. Dois irmãos, rapaz e rapariga, fogem de casa. Encontram refúgio temporário numa reserva natural afinal muito frequentada. Quando a irmã cai numa armadilha de caça colocada por um assassino psicótico, o irmão corre contra o tempo para a salvar.


17h00 - R U There, David Verbeek
, Holanda, 90 min.

Selecção oficial Un Certain Regard do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. Estamos no século XXI. Depois das várias tipos de gerações, esta é a “Net Generation” – a Geração Internet, ou a Geração Z. A juventude cresce num mundo em parte virtual. “R U There” faz a pergunta: Como será que esta gente se relaciona? E pode-se acrescentar – que futuro para estes jovens?


21h15 - Carancho, Pablo Trapero,
Argentina, 107 min.

Seleção Oficial Un Certain Regard do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010. Uma genial história de amor, dura e sem redenção. Genialmente interpretado por Ricardo Darín que o publico do Fantas já viu em "Nove Raínhas", "O Segredo dos Seus Olhos"(Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e em "El Hijo de la Novia".


23.15h – Bedevilled, Jang Cheol-so
, Coreia do Sul, 115 min.
FILME COM CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

O cinema sul-coreano não deixa de nos surpreender com um thriller cheio de suspense e violência psicológica que esteve na seleção oficial da Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2010.


PEQUENO AUDITÓRIO


19.00h – Sessão “ARTES PLÁSTICAS E CINEMA”


Depois da Arquitetura (2009), da Robótica e dos Efeitos Especiais (2010), o Programa Especial é dedicado às Artes Plásticas. Assim, o Fantasporto fez uma parceria com a Universidade do Porto-Faculdade de Belas Artes e a Universidade Católica que levou à produção de 17 Documentários sobre alguns dos nossos mais destacados artistas plásticos. As Artes e o Cinema num cruzamento único no mundo em festivais congéneres.


"Agostinho Santos" - David Marreiros, Hugo Flores, Pedro Reis, Raquel Koch- Port- 12’ 17’’- Fantasporto/ FBAUP


"Alberto Carneiro: - A Metamorfose no Universo de…." – Anabela Bravo, Filipa Cordeiro- Port – 16’ 37’’- Fantasporto/ FBAUP


"Alberto Péssimo" – Miguel Lopes Rodrigues, 23’ - Port- Fantasporto/ UC


"Albuquerque Mendes" – João Gigante, Miguel Arieira, Hugo Soares- Port – 13’ 52’’ - Fantasporto/ FBAUP-


"Augusto Canedo: Corpo e Alma"- João Paulo Ferreira- 14’ 36’’- Port- Fantasporto/ UC

  • Fantasporto sob o signo de Cannes
    R U There
    Depois das várias tipos de gerações, esta é a “Net Generation” – a Geração Internet, ou a Geração Z. A juventude cresce num mundo em parte virtual. “R U There” faz a pergunta: Como será que esta gente se relaciona? E pode-se acrescentar – que futuro para estes jovens?
por
publicado 10:52 - 02 março '11

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival