Festival BEAST regressa no Porto com 70 filmes selecionados
"A Elegia de Laurel", de Dusan Kasalica, filme de abertura do Beast 2022.

Festival  

Festival BEAST regressa no Porto com 70 filmes selecionados

Dedicado ao cinema da Europa Central e de Leste, decorre de 21 a 25 de setembro, no Porto.

O festival internacional Beast, dedicado ao cinema da Europa Central e de Leste, apresenta uma seleção de 70 filmes na quinta edição, de 21 a 25 de setembro, no Porto, anunciou a organização.

A programação completa inclui 28 curtas e médias-metragens na competição oficial, com "aposta em novos trabalhos de realizadores emergentes", entre ficção, documentário e cinema experimental.

Fora da competição, a organização terá um foco no Montenegro, com 18 filmes, entre eles a obra de abertura do evento, "A Elegia de Laurel", de Dusan Kasalica, em estreia nacional.

A Ucrânia será foco de um "programa especial", como homenagem ao país dada a invasão do seu território com o "Highlight Ukraine!", composta por "seis cineastas ucranianos talentosos e emergentes" e uma seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Kiev, bem como "Stop-Zemlia", de Kateryna Gornostai, premiado com o Urso de Cristal no festival de cinema de Berlim em 2021.

Entre as novidades está um ciclo dedicado a "representações visuais 'queer' da Europa de Leste na história moderna" e uma secção dedicada a "explorar o conceito de 'lugar'".

Organizado pela associação cultural Okna, em parceria com a Câmara do Porto, o Beast vai ter sessões no Passos Manuel, no Cinema Trindade, na Casa das Artes, no Espaço Okna e na Livraria Térmita.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Festival